Em busca da rede
Em 2008, durante o I Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s, promovido pela Viração Educomunicação, os participantes criaram a Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores do Brasil, com o objetivo de articular a juventude pelo Direito Humano à Comunicação e ampliar a incidência política de adolescentes e jovens para a democratização da comunicação no Brasil.
Em quase três anos, essa galera já fez muito barulho, como a cobertura da I Conferência Nacional da Juventude e a criação do “Dia C” – Dia Nacional da Juventude Comunicativa, comemorado em 17 de outubro. Ainda assim, ela precisa e quer se fortalecer. Por isso mesmo, um dos principais objetivos desse III Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Educomunicador@s, que acontece do dia 07 a 09 de dezembro, no Distrito Federal, é fortalecer a Rede, trazer mais pessoas e garantir que a juventude realmente participe das discussões e políticas de comunicação no Brasil.
Portanto, nada melhor do que uma brincadeira de Caça ao Tesouro para que os jovens pudessem descobrir e reencontrar a história da Rede e a partir disso traçar os próximos passos dela. Após rodarem pelo RM Hotel Fazenda, onde estão concentrados, em busca de cinco pistas, os jovens conseguiram reconstruir a história da rede e criar intervenções lúdicas a partir dessa história.
Confira uma dessas intervenções:
Poesia – Sou Jovem
“Sou Jovem
quero um mundo mais justo
Diálogo e políticas públicas
2008, ano do primeiro encontro
Através de uma articulação
contribuímos com um direito de comunicação
Estimulando o mundo sem exclusão
Com uma nova população
Em 2009 e dez
Se reuniram outra vez
Para uma retrospectiva
E organização objetiva
Grupos de trabalho formar
e agora
na segunda Conferência
se encontrar
Incentivar a comunicação
Para um processo de formação
Contribuir para o monitoramento
E compartilhar o conhecimento
A Vira viramundo
A gente viração
rede nacional
pelo direito à comunicação”.