Em busca da rede

Em 2008, durante o I Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s, promovido pela Viração Educomunicação, os participantes criaram a Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores do Brasil, com o objetivo de articular a juventude pelo Direito Humano à Comunicação e ampliar a incidência política de adolescentes e jovens para a democratização da comunicação no Brasil.

Em quase três anos, essa galera já fez muito barulho, como a cobertura da I Conferência Nacional da Juventude e a criação do “Dia C” – Dia Nacional da Juventude Comunicativa, comemorado em 17 de outubro. Ainda assim, ela precisa e quer se fortalecer. Por isso mesmo, um dos principais objetivos desse III Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Educomunicador@s, que acontece do dia 07 a 09 de dezembro, no Distrito Federal, é fortalecer a Rede, trazer mais pessoas e garantir que a juventude realmente participe das discussões e políticas de comunicação no Brasil.

Portanto, nada melhor do que uma brincadeira de Caça ao Tesouro para que os jovens pudessem descobrir e reencontrar a história da Rede e a partir disso traçar os próximos passos dela. Após rodarem pelo RM Hotel Fazenda, onde estão concentrados, em busca de cinco pistas, os jovens conseguiram reconstruir a história da rede e criar intervenções lúdicas a partir dessa história.

Confira uma dessas intervenções:

Poesia – Sou Jovem

“Sou Jovem

quero um mundo mais justo

Diálogo e políticas públicas

2008, ano do primeiro encontro

 

Através de uma articulação

contribuímos com um direito de comunicação

Estimulando o mundo sem exclusão

Com uma nova população

 

Em 2009 e dez

Se reuniram outra vez

Para uma retrospectiva

E organização objetiva

Grupos de trabalho formar

e agora

na segunda Conferência

se encontrar

 

Incentivar a comunicação

Para um processo de formação

Contribuir para o monitoramento

E compartilhar o conhecimento

 

A Vira viramundo

A gente viração

rede nacional

pelo direito à comunicação”.

 

 

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *