Educomunicação midiática na formação de professores

Por Saulo Fernandes, da Agência Jovem de Notícias, São Paulo

Um dos painéis realizado na tarde do dia 21, no V Encontro de Brasileiro de Educomunicação, teve como tema principal projetos realizados por professores e equipes interdisciplinares.  A Prof. Dra. Regiane Ribeiro, da UFPR, expôs projetos relacionados ao uso dos meios nas escolas, ao uso do corpo como mídia, o letramento midiático e as contribuições da universidade para a formação de educomunicadores.

Outra participação no painel foi da Prof. Dra. Rosane Rosa, da UFSM, que explicou as parcerias feitas com a Universidade Federal de Santa Maria e as frentes de atividades, como formações de monitores, produção de oficinas e também a EDUCOM- SUL, que busca envolver universidades e coordenadorias em prol da educomunicação. A professora citou também as pesquisas de seus orientandos, que envolvem temas como a interculturalidade.

A jornalista Adriana Silvia Vieira, do CENPEC, abordou o projeto Plataforma do Letramento desenvolvido pela organização, e comentou os projetos Educarede, Jovens Urbanos e a coleção Ensinar e Aprender, dividida em seis fascículos e disponível na internet. A plataforma conta com entrevistas, oficinas online, dicas letradas, propostas de atividades e oficinas e até mesmo infográficos interativos.

Ao final do painel, o Prof. Dr. Adilson Citelli (ECA/USP), mediador do debate, ressaltou a importância do letramento e também das TICs, Tecnologias da informação e comunicação, presente em todos os projetos.

Coleção Ensinar e Aprender: http://cenpec.org.br/tic-e-educacao

Plataforma do Letramento: http://www.plataformadoletramento.org.br/


Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *