Educadores e adolescentes de Timbiras e Codó (MA) participam de formação em educomunicação

Entre os dias 2 e 6 de dezembro, cerca de 60 educadores sociais e 20 adolescentes das cidades de Timbiras e Codó, no interior do Maranhão, participaram de uma formação sobre direito humano à comunicação e educomunicação. O encontro foi realizado pela Plan Brasil, em parceria com a Viração. As duas organizações atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Divididos em três turmas (educadores de Timbiras, adolescentes e educadores de Codó), os participantes foram envolvidos em discussões sobre a importância da comunicação na vida das pessoas –como forma de garantir os demais direitos-, e a estrutura das empresas de mídia no Brasil. Em seguida, viram os diferentes formatos de produção textual no jornalismo, como gêneros, lead e pirâmide invertida e fizeram um exercício de apuração e entrevistas a partir da simulação de um caso.

No segundo momento, os participantes conheceram técnicas de produção de áudio e dicas de como desenvolver peças de rádio, em formatos básicos, dentro da sala de aula. Como parte do processo educomunicativo, todos saíram a campo, a partir de temas como educação, saúde, criança e trabalho e diversidade, para fazer entrevistas e editar seus próprios programas.

Os educadores que estiveram na formação são integrantes do Mais Educação, programa do Ministério da Educação que promove cursos e aulas extras como estratégia de ampliação da jornada escolar, possibilitando uma vivência maior do aluno com o espaço de educação. A proposta é que esses educadores se apropriem das ferramentas de comunicação para utilizá-las em sala de aula, uma forma de tornar o ambiente mais dinâmico e atrativo.

“As atividades mostraram a importância de uso das tecnologias na educação, como o uso da internet, de usá-la de forma mais consciente, e como nós educadores poderíamos utilizar tais ferramentas multimídias dentro da sala de aula, já que elas estão tão presente no nosso dia a dia”, diz Tatiana Cleide, educadora de Timbiras e que atua há um ano na Escola Maria de Lourdes Coelho.

Já a formação com os adolescentes faz parte de uma ação da Plan Brasil para empoderar os jovens de Codó a utilizar os meios de comunicação para contar sobre suas realidades, a partir de suas visões. Como os adolescentes estudam nas mesmas escolas onde atuam os educadores que passaram pela oficina, será possível pensar em continuidade das atividades em conjunto. A Plan também está contribuindo na construção de um centro de mídia que poderá ser utilizado pela comunidade escolar.

Confira vídeo abaixo com trechos das atividades realizadas:

 

Clique nos links abaixo para ouvir os programas de rádio produzidos pelos educadores e adolescentes:

EDUCADORES SOCIAIS DE TIMBIRAS (MA)

Grupo sobre Educação

Grupo sobre Saúde

Grupo sobre Trabalho Infantil

 

EDUCADORES SOCIAIS DE CODÓ (MA)

Grupo sobre Trabalho Infantil

Grupo sobre Estrutura Familiar

Grupo sobre Saúde

Grupo sobre Drogas

Grupo sobre Violência Doméstica

Grupo sobre Educação

 

ADOLESCENTES DE CODÓ (MA)

Grupo sobre Educação

Grupo sobre o Trânsito da cidade

Grupo sobre discriminação e preconceito

Grupo sobre Bullyng

 

 

 

 

Rafael

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *