Educadores comunitários trocam experiência no I Encontro de Educomunicadores de 2011

A festa de 15 anos para 100 adolescentes da comunidade, as experiências na sala de aula, os meninos que aprendem a andar de skate, foram muitos os assuntos que percorreram a sala da Viração no último sábado, 30/04, quando ocorreu o I Encontro de Educomunicadores Comunitários. O Encontro é um espaço criado pela Viração em 2010 para reunir pessoas que trabalham com adolescentes e jovens a partir de ações de educação, cultura, comunicação e outras ferramentas para o desenvolvimento local. O principal objetivo dessa atividade é abrir um espaço de trocas de experiências e reflexão.

Quem ajudou a conduzir os participantes foi a pedagoga Cida Jurado, que fez uma breve apresentação sobre autoretrato, usando exemplos de artistas famosos que se auto desenharam, como Pablo Picaso e Frida Kahlo. A exposição de Cida foi só para “esquentar” os educadores, que tiveram que colocar a mão na massa. Todos fizeram fotos de si próprios, depois as imagens foram impressas e cada um teve que soltar a imaginação para pintar, colar e fazer arte em cima de seu autoretrato.

A experiência foi positiva, pois possibilitou que todos expressassem gostos, visões e experiências a partir da explicação de seu autoretrato. Empolgados, os participantes voltaram para casa com uma lição para o próximo encontro: fazer um “Caderno de Percurso”, espaço onde cada um vai registrar experiências de vida e compartilhar com os demais daqui a dois meses, quando o Encontro de Educomunicadores Comunitários volta a acontecer.

O skatista e professor de skate Edvaldo Felisberto, o Ed, do Grupo Articulador de Paraisópolis, foi um dos participantes mais empolgados com a atividade. Para Ed o Encontro foi uma oportunidade de “aprender e ensinar um pouquinho”. “Para nós que atuamos nas ruas é bem motivador e empolgante participar desse encontro, a gente aprende e passa para os nossos alunos”.

A exemplo de 2010, este ano os Encontro de Educomunicadores vão ocorrer a cada dois meses. Os interessados em participar devem ficar de olho na agenda da Viração. Fiquem atentos!

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *