Direto do Acre: bate papo com organizadores da 9° Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Por Andressa Cristina, 16 anos e Andressa Silva, 17 anos

São mais de 400 pessoas reunidas no auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO, em Rio Branco, para participar da 9° Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Entre elas se destacam muitos adolescentes que participam como delegados, da cobertura educomunicativa ou até mesmo da organização. Por isso, conversamos com dois organizadores desse evento para saber a opinião deles sobre esses adolescentes que marcam forte presença nesses dois dias de Conferência no Acre.

 

Jota Conceição, Delegado e membro do Comitê Organizador Estadual – COE

Qual a importância da participação e do protagonismo de adolescentes na formação da 9° Conferência?

É super importante porque ela tem como publico alvo os adolescentes e crianças, é uma conferência infanto-juvenil .Por isso a participação, as ideias e o envolvimento desse público devem ser as mais consideradas levando-se em conta que nós estamos na luta para implementarmos as politicas públicas voltada  para infância e juventude como garantia da prioridade absoluta expressa no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Osvaldo Angelo, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA

Qual a importância da participação e do protagonismo de adolescentes na formação da 9° Conferência e do CEDCA?

É muito importante. A proposta é que principalmente o adolescente com mais formação possa contribuir com seu próprio projeto, para melhorias voltadas à sua área, através de pesquisa, informações, fontes que são importantes para seu desenvolvimento na sociedade.

Qual é a relação entre cidadania e proteção e defesa dos direitos do adolescente para você?

Primeiramente a cidadania é o direito que o adolescente tem na sociedade e a proteção é garantir toda e qualquer ação que venha a ameaçar o adolescente ou outra reação que chegue a prejudica-lo.

Saiba mais:

O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?


Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

1 Comentário

  • quem que namora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *