Direitos são vivenciados em espaço da 9ª CNDCA

Textos: Késia Stephanny (MS) e Vanessa Coelho (PI) | Imagens: Tainara Anacleto (SE), adolescentes comunicadoras em Brasília (DF)

Imagine uma cidade em que todos os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados. Talvez seja difícil de visualizar na realidade, mas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), esse espaço foi pensado no contexto da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Feito o lançamento oficial da Cidade dos Direitos da criança e do adolescente, a secretária Nacional dos Direitos Humanos Maria do Rosário entregou o certificado dos direitos da criança e do adolescente para Aurineide Bezerra de Sousa, prefeita da cidade dos direitos.

Depois disso, a adolescente Alessandra Sousa, representante dos adolescentes de todo o Brasil, falou sobre a irresponsabilidade dos hospitais com crianças jogadas enquanto esperam atendimento. E ao finalizar recitou um poema que diz:

“Quem sente sofre, Quem sofre sente.

Quem sente luta, quem luta vence.”

 

Cosme Soares, representante dos adolescentes do Estado de Alagoas, lembrou que a cidade dos direitos não tem que ficar só em Brasília, mas precisa chegar a cada criança que sofre com a fome, com abuso sexual e finaliza com a frase: “O sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, mas o sonho que se sonhamos juntos é realidade.”

Regiane Pitanga, secretária dos direitos humanos do Distrito Federal, falou sobre a situação da pobreza e a desigualdade social; e Larri Manoel Ferreira de Almeida, vice-presidente dos Correios, ressaltou a missão pra trabalhar em prol dos direitos da criança e do adolescente. Ele afirmou também que os Correios disponibilizaram vagas para deficientes físicos na empresa, e deu uma breve explicação do programa jovem aprendiz, que esse ano teve 225.000 inscrições.

 

Saiba mais:

O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?

Bruno Ferreira
Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *