Direitos Humanos ou Humanos com Direitos

Por Jéssica Delcarro, jovem comunicadora

O que são Direitos? Direitos Humanos? Direito Humano à Comunicação? Essas foram perguntas que nortearam a roda de conversar sobre Direitos Humanos com os alunos participantes do projeto Mais Educomunicação da escola Nossa Senhora de Lordes em Pinheiros, Espírito Santo, nessa sexta-feira (05/07).

Estimulados a pensar e refletir sobre os Direitos Humanos, foi dado inicio a uma roda de conversar sobre o assunto. Dúvidas, questionamentos, reflexão e muitas indignações foram colocadas pelos participantes.

Após um intervalo, uma dinâmica com balões abriu a segunda parte da oficina, onde balões foram distribuídos para cada participante e representavam um direito, e cada um tinha que cuidar do seu e ao mesmo tempo estourar o do colega. Assim, cada balão estourado era um direito violentando e, quando todos juntos lutavam para protege o seu balão, formava-se uma imagem de luta dos cidadãos pelo respeito a seus direitos.

O Direito Humano à Comunicação foi colocando em vários momentos, abordado o monopólio dos meios de comunicação, a manipulação das noticias e o poder que a comunicação possui na atualidade.

Meios de comunicação, maneiras de como se apropriar desse meios e como fazer comunicação foram pontuadas, fazendo uma viajem ao passado e percebendo como os meios e as formas de se comunicar evoluíram com o passar dos anos e com os avanços da tecnologias.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *