Direitos humanos é destaque em debate durante a SBPC Jovem.

“Todos os seres Humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” Art. 01 da declaração Universal dos Direitos Humanos.

Estudantes do Colégio Militar 2 de julho, do Corpo de Bombeiros de São Luis, apresentaram na SBPC Jovem projeto sobre Direitos Humanos para o Ensino Fundamental.   A apresentação fez parte do ciclo de palestras do dia 25, paralela a 64ª Reunião da SBPC.

O projeto desenvolvido pelos alunos Moisés Rocha, Nayanderson Pereira e Thonny Yuri, alunos do 3° ano do ensino médio, levou informações sobre direitos e deveres, liberdades e limites que um cidadão deve cumprir para a boa conservação das relações entre indivíduos em sociedade. O projeto foi orientado pelo comandante José Claudio Bezerra, do Corpo de Bombeiros e teve como público alvo alunos do ensino fundamental.

Apesar da timidez, os estudantes mostraram desenvoltura e empenho para apresentar um tema tão delicado num grande evento científico, como é a SBPC. No entanto, as poucas, mas significativas intervenções do orientador durante a apresentação deixaram entrever as dificuldades enfrentadas por instituições de ensino para proporcionar uma reflexão sobre direitos humanos mais prática.

Depois da apresentação dos jovens pesquisadores, foi apontada a necessidade de políticas públicas voltadas para inserir a discussão do tema em mais escolas. A ideia surgiu da reflexão acerca do papel social de instituições, como o Corpo de Bombeiros, para a conscientização de adolescentes e jovens.

Texto: Damaris Varão (MA) | Imagem: Damaris Varão (MA), Jovens educomunicadores em São Luis.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *