Direito ao esporte é tema de encontro entre adolescentes, jovens e representantes do governo no Amazonas.

Por Gabriela Ferraz, do virajovem São Gabriel da Cachoeira.

Nos dias 21 e 22 de Março de 2012, realizou-se o 1º Encontro de Adolescentes e Jovens do Amazonas pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo, na Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
O evento é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Manaus e Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC).

O encontro reuniu jovens lideranças que integram a Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte (REJUPE) no Amazonas, representantes de organizações da sociedade civil, e dos governos municipal e estadual, incluindo autoridades envolvidas na organização da Copa do Mundo de 2014.

O Conselho ViraSGC/Manaus, participou do encontro sendo representado por mim Gabriela Ferraz, a convite do Unicef – Manaus, onde também recebemos o convite de integrarmos a REJUPE apoiando na área de comunicação.

Em Manaus, os adolescentes amazonenses conheceram o planejamento da UGP Copa (Unidade Gestora do Projeto Copa) para a realização do Mundial de Futebol em Manaus. A Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer também apresentou as ações que realiza, assim como as Secretarias Municipais de Desporto e Lazer, e da Juventude. Logo após essas apresentações os jovens elaboraram propostas pela garantia do direito ao esporte seguro e inclusivo no Amazonas nas áreas de Comunicação, Incidência Política, Boas Praticas e Inclusão Social.

No segundo e ultimo dia do evento os adolescentes tiveram um bate papo interativo com dois Atletas locais destaques no Amazonas! Bate papo apresentado por mim, com os Atletas  Israel Barreto, que pratica Tenis de Mesa, um dos melhores do Brasil, e Jander Cardoso atleta de lançamento de dardos também um dos melhores destaques no Brasil! Tivemos perguntas como a de Marcelo, adolescente do Programa Pró-Menor Dom Bosco.

O que a pratica de esporte mudou na vida de vocês?

Jander: Mudou muita coisa, pois vim do interior de Manaus, e o esporte me proporcionou mais conhecimentos uma oportunidade de desenvolvimento social e pessoal.

Israel: realizar o meu sonho que era ir para um campeonato na China, e quando esse dia chegou  tudo era quase inacreditável, pois eu não era bom em tênis de mesa, e ninguém acreditava que eu era capaz de ser um dos melhores um dia, mais depois de muita forca de vontade em aprender cheguei onde estou agora!

Ao termino do bate papo, aconteceu a entrega da Carta dos Adolescentes com as propostas discutidas durante o encontro, paro o  Marcos  Célio Freire de Arruda, Assessor da Unidade Gestora do Projeto Copa – UGP Copa. Encerrando assim o 1º Encontro de Adolescentes e Jovens do Amazonas pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *