Diário de sonhos: desejos para o mundo pós pandemia

Campanha do projeto Criativos da Escola nas redes sociais convida estudantes e educadores a construir novos olhares sobre o futuro pós pandemia.

Por Redação AJN

O ano de 2020 começou marcado pelo coronavírus e, com a pandemia, o isolamento social essencial para controlar a curva de contágio trouxe mudanças na rotina de estudos, projetos e na vida pessoal de jovens do mundo todo. No Brasil, não vem sendo diferente.

Da mesma forma, equipes de educadores e organizações da sociedade civil têm buscado meios de reinvenção para garantir apoio às juventudes neste momento inédito para muitas delas, que até então experimentavam um mundo diverso, livre e aberto.

Uma destas ações é a campanha Diário de Sonhos, criada pela equipe do projeto Criativos da Escola, uma iniciativa do Instituto Alana que faz parte do movimento global Design For Change.

No início de abril, o Criativos da Escola realizou uma live em parceria com a Secretaria da Educação da Bahia. O evento virtual “Diário de sonhos: conectando estudantes dos 4 cantos da Bahia” reuniu estudantes e educadores de vários cantos não só do Estado, mas de todo o Brasil no instagram do Criativos da Escola e marcou o lançamento da campanha Diário de Sonhos.

No evento, o coordenador do projeto, Gabriel Salgado, conversou com Islaine Medeiros Souza (19 anos), ex-estudante da Escola Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães do município de Alagoinhas (BA). Junto com seus colegas, Islaine desenvolveu o projeto “Da escola para o mundo” e foi premiada no Desafio Criativos da Escola de 2017.

A Islaine deu dicas e deixou um recado aos estudantes:

Primeiro, descobrir o que pode ser feito na minha escola, no trabalho ou na comunidade para, aos poucos e com pequenas atitudes, construir vivências mais significativas para todos. Peço aos alunos que estão em casa que, se possível, não parem de estudar. Graças às ciências, a gente está encontrando tratamento e procurando uma cura para o coronavírus. Aproveitem esse momento para deixar a criatividade aflorar, usar suas habilidades e pensar no quanto cada um de nós pode contribuir. Independente da nossa idade, ou se estudamos em escola pública ou particular, podemos fazer ações transformadoras. O importante é dar o primeiro passo!

Qual é o seu sonho pra quando o perigo do vírus passar?

A partir desta pergunta, jovens de diversos Estados do Brasil estão convidados a compartilhar seus desejos para o mundo pós pandemia através de vídeos e textos que são publicados nas redes sociais do projeto.

Assista o vídeo de lançamento da campanha no Instagram:

Um dos objetivos centrais da campanha é mostrar que, mesmo em momentos difíceis, o mundo se transforma pessoal, local e globalmente e o importante nestes momentos é continuar a projetar sonhos de futuro possível para si e para a sociedade.

Quer participar? Faça um texto ou um vídeo sobre os sonhos que você tem para quando tudo isso passar, poste nas suas redes sociais com a hashtag #diariodesonhos e marque o Criativos da Escola tanto no Instagram (@criativosdaescola) quanto no Facebook.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *