Diário Antirracista, dia 29

O Samuel retorna ao diário antirracista pra fazer algumas reflexões sobre a discriminação e a negligência a qual são submetidos os povos indígenas no Brasil

Por Redação AJN

O vídeo de hoje é sobre o racismo contra a comunidade indígena no Brasil. O Samuel começa lembrando um pouco da trajetória do diário antirracista e aborda o tema dos povos originários com alguns dados surpreendentes sobre esse verdadeiro genocídio:

Pra vocês terem uma ideia, em 1500, quando os europeus chegaram no Brasil, a gente tinha cerca de 8 milhões de indígenas morando aqui no Brasil, e hoje a gente tem cerca de 900 mil. Esse é o maior genocídio já registrado na história da humanidade. A gente acabou com uma raça praticamente inteira, reduziu ela a 10% do que ela era há 500 anos atrás, com o argumento de que estávamos progredindo socialmente.

Em seguida, mostra como essa prática genocida ainda é aplicada hoje em dia, inclusive com o aval de governantes:

hoje a gente continua numa guerra intencional contra os indígenas, especialmente quando a gente tá falando de agropecuaristas que são pessoas milionárias que por alguns hectares de terra acabam assassinando indígenas, justificando que eles precisam explorar aquelas terras para gerar mais riquezas.

Uma situação difícil que foi agravada pela chegada do coronavírus nas aldeias. O Samuel lembra que essas populações que deveriam receber assistência para se manterem isolados e com saúde e garantias de sobrevivência, estão sendo deixados de lado pelo governo, sem acesso às poucas e falhas políticas públicas de combate à pandemia.

Assista o vídeo completo:

Diário Antirracista, dia 29

Conheça as missões de hoje:

Missão 1: Sigam a Rádio Yandê (@radrioyande)

Missão 2: Doem para a https://www.amazoniacontracovid.org.br/ que tem realizado ajuda humanitária para os povos da floresta.

Missão 3: Fique atenta às oportunidade de apoiar politicamente à comunidade indígena, tão sub representada na política. O genocídio tem continuado!

Se você quiser receber o conteúdo do diário pelo Whatsapp, inscreva-se na lista de transmissão. Quer uma companhia mais próxima nessa jornada? Convide uma amiga ou um amigo para passarem juntos por esse processo. Clique aqui para receber todos os conteúdos direto no seu Telegram: https://t.me/diarioantirracista

Dá pra se cadastrar nesse link e receber os conteúdos por e-mail também: https://bit.ly/TermineSeuCadastroNoDA 

Você também pode seguir o Samuel Emílio no Youtube para assistir aos vídeos do diário antirracista e também receba conteúdo pelo perfil do Samuel Emílio no Instagram!

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *