Diário Antirracista, dia 10

No 10º dia do Diário Antirracista, o jornalista Ismael dos Anjos vem bater um papo sobre masculinidades negras

Por Redação AJN

Ismael dos Anjos, jornalista, mestre em fotografia documental e consultor sobre o tema de masculinidades e equidade de gênero, é quem assume o 10º dia no Diário Antirracista. Ele é membro do Balaio de Pais, coordenou e atuou o projeto “O Silêncio dos Homens” – uma pesquisa e documentário que abordam a construção social dos homens no Brasil.

O Ismael começa o vídeo deixando claro que as discussões sobre masculinidades são uma urgência. Em paralelo com as discussões do movimento feminista, ele destaca que homens vem sendo ensinados há séculos da mesma maneira:

Aos homens basicamente são ensinados três Ps: Procriar (colocar filho no mundo); Proteger (dizer que na casa dele, naquele ambiente, naquela família nada vai acontecer), e Prover (colocar dinheiro, dar estrutura pra família). No entanto, hoje no Brasil, pra gente ficar em um número só, mais de 40% dos lares são chefiados por mulheres. Isso quer dizer que tem mais de 40% dos homens que são menos homens por conta disso? Não precisa ser assim: a gente pode criar novos papéis sociais para os homens. (…) a gente precisa repensar novas maneiras de ser homem.

Ele lembra que, entre homens, que são “o gênero do poder”, também há diferenças enormes de raça, acesso a direitos básicos e a posições de poder. A busca por estes espaços está vinculada ao racismo estrutural e também é motor de violências:

Durante O Silêncio dos Homens, um documentário que eu coordenei, ficou bastante explícito: 85% dos homens dizem que foram ensinados a terem sucesso como principal medidor do que é ser homem. (…) No entanto, homens negros do Brasil, já que o topo não é reservado a eles, morrem, matam tentando chegar nesse lugar. A gente precisa repensar isso: não tem lugar no podium para todo mundo. Então a noção de sucesso também precisa mudar

Diário Antirracista, dia 10
Conheça a missão de hoje:

Missão: Assistir o Documentário Silêncio dos Homens: https://youtu.be/NRom49UVXCE 

Se você quiser receber o conteúdo do diário pelo Whatsapp, inscreva-se na lista de transmissão. Quer uma companhia mais próxima nessa jornada? Convide uma amiga ou um amigo para passarem juntos por esse processo. Clique aqui para receber todos os conteúdos direto no seu Telegram: https://t.me/diarioantirracista

Dá pra se cadastrar nesse link e receber os conteúdos por e-mail também: https://bit.ly/TermineSeuCadastroNoDA 

Você também pode seguir o Samuel Emílio no Youtube para assistir aos vídeos do diário antirracista e também receba conteúdo pelo perfil do Samuel Emílio no Instagram!

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *