Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Vamos conhecer o histórico desta data e entender por que é urgente falarmos sobre isso.

Por Luara Angélica

Ouça este conteúdo na íntegra

De acordo com o ECA, as crianças e os adolescentes são “pessoas em condição peculiar de desenvolvimento” e devem ter prioridade absoluta em qualquer situação. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nasce de uma violação desse direito.

Em 1973, a vida violentamente interrompida de Araceli sensibilizou, revoltou e chocou o Brasil. Araceli Cabrera Sánchez Crespo, aos 8 anos foi violentada de diversas formas e morta. O 18 de maio foi instituído em 2000 em memória de Araceli, porém o caso segue impune até hoje.

O Maio Laranja, além de relembrar Araceli e pedir justiça , é uma campanha de conscientização: todo adulto deveria ser referência de proteção para as crianças.

Porém, os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são inúmeros e com a pandemia, as crianças ficaram mais vulneráveis e o sistema de garantia de direitos mais distante, trazendo um aumento de casos e uma diminuição das denúncias.

Um relatório do Unicef nos mostra que “denúncias vinham crescendo nos últimos anos, mas, no primeiro semestre de 2020, apresentaram redução significativa.”

“Nossa hipótese – de que os estupros não diminuíram, mas as denúncias sim – leva à triste constatação de que há um grande número de meninas e meninos que foram ou estão sendo vítimas de violência sexual, ocultos pela ausência das denúncias” – Diz o relatório.

Qualquer pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar que criança ou adolescente seja vítima de abuso, violência ou negligência, pode e deve denunciar de forma anônima ou identificada através do disque 100 ou pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O 18 de maio é um dia para não esquecermos das violações de direitos cometidas contra crianças e adolescentes e lutar para que tais violências acabem.

Quer saber mais? Aqui estão alguns materiais pra você se aprofundar no assunto 😉

  1. https://www.facabonito.org/
  2. Jornada 18 vozes no Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes
  3. Sabe o que é grooming? Conheça o significado e proteja seus filhos
  4. Cartilha Proteção de Crianças e Adolescentes

Enquete sobre proteção de crianças e adolescentes

O U-Report Brasil, iniciativa do UNICEF implementada pela Viração, lançou este mês uma enquete para trazer informações seguras sobre o tema e te ajudar engajar nessa luta. Saiba como participar:

Ao final do período de coleta dos dados do Iure, eu volto a falar deste tema. Seguimos sendo escuta ativa, atenta e proteção para as crianças!

Arte em fundo branco. Na esquerda, foto de uma jovem branca sorrindo sobre linhas finas coloridas. texto: Luara Angélica. Tem 20 anos, é artista, comunicadora periférica e ativista pelo seu território: parelheiros. logo instagram @olhaumalua logo twitter @olhaumalua

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *