Desafio mobiliza jovens para combater a fome durante a Covid-19

Gincana 10×10, derivada do jogo cooperativo Jornada X – Operação Antivírus, propõe união de jovens para alimentar famílias que sofrem com a fome durante a pandemia no Brasil

Por Monise Berno

Parece que o mundo está de cabeça pra baixo… E se a gente virasse o jogo? Uma gincana nacional, de um jeito que você nunca viu. Um mês de desafios entre os fãs das maiores paixões nacionais, reunidos em um só lugar. Para ajudarmos, juntos, milhões de famílias brasileiras nessa jornada.

Introdução do site Desafio 10×10

A partir desta mensagem um grande desafio está lançado às juventudes de todo o Brasil: batalhar juntos numa gincana interativa para diminuir o sofrimento de quem teve sua realidade transformada pela chegada do novo coronavírus: a Gincana 10×10 – uma ação digital de proporções continentais para levantar recursos contra a fome.

A ideia é do urbanista Edgard Gouveia Júnior, que é especialista em jogos cooperativos e lançou, há alguns meses, a Jornada X – Operação Antivírus, para mobilizar e conscientizar as juventudes sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na vida das comunidades. Ao Desafio juntou-se um grande time de voluntários de diversas áreas, que estão ajudando a viabilizar a iniciativa. Parcerias de peso vão ajudar na distribuição das cestas digitais de alimentos às famílias beneficiadas: Gerando Falcões , CUFA (Central Única das Favelas) e ChildFund. Muitos outros agentes e organizações estão apoiando na divulgação do Desafio 10×10 nas suas redes.

A tarefa é grande: mobilizar, via redes sociais, a participação popular em uma batalha entre tribos que tem como prêmio a arrecadação de doações.

Conversei com o Edgard para saber mais sobre esse novo desafio:

10 milhões de jovens X 10 milhões de famílias sem fome. Isso é incrivelmente grande! Edgard, como surgiu a ideia da gincana?

Edgard: O Desafio 10×10 surgiu da constatação de que os brasileiros quando querem, quando se mobilizam, são capazes de fazer coisas incríveis pela coletividade. Basta lembrar quando o sociólogo Betinho chamou todo mundo para garantir que ninguém passaria o Natal com fome. Ou quando a médica pediatra Zilda Arns mobilizou todo mundo para acabar com a mortalidade infantil. Ou, então, pensa no Carnaval ou nas Festas Juninas do Nordeste, organizadas pelas pessoas mais pobres que uma vez por ano se transformam em reis e rainhas que impressionam mundo todo.

Nós, brasileiros e brasileiras, somos guiados por paixões, como a música, os esportes, o carnaval, os games e por aí vai. Por isso, para um desafio gigante como é o de garantir alimentos para 10 milhões de famílias que estão sofrendo mais com a pandemia do COVID-19 temos de mobilizar as pessoas naquilo que mais fala aos seus corações, precisamos estimular todo mundo a dar o melhor se si. E o que é melhor do que a gincana, que todo mundo já jogou em vários momentos de suas vidas. É uma competição colaborativa, uma “coopetição”. 

Na sua participação recente no programa Paz e Bem, você falou sobre o objetivo da gincana de mobilizar a ação direta a partir de algumas das grandes paixões nacionais. Explica pra gente como vai ser a mecânica da gincana e como a galera pode participar:

Edgard: Na plataforma do Desafio 10×10 todo mundo que for participar da gincana vai poder escolher uma paixão e haverá times de pessoas ligadas a estas paixões desafiando uns aos outros para ver quem mobiliza mais gente para arrecadar fundos para alimentar as famílias beneficiadas. Quem for apaixonado por sabores e culinária e gostar, por exemplo, pão de queijo vai poder desafiar os apaixonados por açaí. E as novelas, que todo brasileiro adora, com os fãs de Avenida Brasil desafiando a galera da Malhação? Ou ainda quem é ligado na natureza, com o povo que curte praias desafiando quem prefere montanhas para ver quem arrecada mais? Ou seja, as possibilidades são muitas e o importante é todo mundo embarcar nesta gincana pelo bem. Por isto que é uma competição colaborativa, na qual quem ganha são as famílias que estão em uma situação muito crítica. 

Resumindo, haverá três formas de participar do Desafio: a mais simples é fazer uma doação direta para a arrecadação, sem participar de nenhum time. A segunda opção, mais divertida, é montar um time dentro da sua paixão ou entrar em algum que já esteja montado. Mas a terceira opção é a mais emocionante: desafiar outro time para ver quem arrecada mais! Bota todo mundo que você conhece, seus parentes, amigos e amigas, nesta gincana. Ninguém sozinho pode resolver o enorme desafio que temos pela frente, precisamos de todo mundo dando o melhor de si!

Qual a previsão que você faz dos impactos da gincana no cenário de desigualdades do nosso país, que foi escancarado pelo avanço da pandemia do coronavírus? E quais os impactos de uma ação como esta na vida das juventudes do Brasil?

Edgard: Pois é, a pandemia aprofundou ainda mais as absurdas desigualdades do Brasil. Os mais pobres, os que no seu dia-a-dia não têm a opção de aderir ao isolamento social, aqueles que não contam com emprego formal, são os que estão sofrendo mais. E estudos mostram que logo teremos cerca de 40 milhões de pessoas literalmente passando fome. Não podemos permitir isso. Como diz o Betinho, quem tem fome, tem pressa. E com fome, as famílias não conseguem pensar no futuro.

Com a gincana do Desafio 10×10 queremos mostrar que os brasileiros têm a capacidade de, juntos, combatermos uma emergência social deste tamanho e gravidade e, no processo, vamos aprendendo a reforçar nossa solidariedade e empatia como povo. Neste contexto, os jovens têm um papel fundamental. As novas gerações, especialmente a chamada Geração Z, dos que nasceram a partir de 1995, têm uma extraordinária capacidade de se mobilizar pelo próximo. Não aceitam mais as coisas como são, de indiferença e auto-centrismo. Querem mudanças rápidas e efetivas. Não esperam enquanto os mais velhos discutem projetos, vão lá e fazem, especialmente pelo incrível domínio que têm das tecnologias digitais. Pensa na Greta Thunberg, uma adolescente que foi capaz de se conectar rapidamente com milhões de outras crianças e adolescentes para desafiar os poderes por trás das mudanças climáticas. Com o desafio 10×10 queremos mobilizar milhões de Gretas pelo Brasil afora!

O Desafio 10×10 começa hoje! Reúna a sua galera, acesse o site e comece a participar hoje mesmo: www.desafio10x10.com.br 

Siga o #Desafio10x10, interaja, publique nas redes sociais e não esqueça de marcar p pessoal da gincana! É união para mobilizar as milhões de pessoas que precisamos para virar esse jogo:

Instagram: https://www.instagram.com/desafio_10x10/ 

Facebook: www.facebook.com/desafio10x10 

Site: www.desafio10x10.com.br 

YouTube: https://www.youtube.com/c/Desafio10x10 

Hashtag: #desafio10x10 

Coloque nosso selo na sua foto de perfil: https://twibbon.com/Support/desafio-10×10-2 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *