Delícia junina

DSC07652

Por Joelma Oliveira e José Carlos Santos, do Virajovem João Pessoa (PB)

Hoje, 24/06, comemoramos o dia de São João e o nosso post vai ser temático, ou seja, o assunto de hoje é festa junina! E se é pra falar em São João, nada melhor do que começar com os pratos típicos dessa época do ano.

Junho é o mês de colheita do milho. Por isso, justifica-se a quantidade de doces deliciosos feitos para as tradicionais festas de São João a partir desse grão. Um desses pratos típicos é a canjica de milho. Na Região Sudeste, no entanto, esse prato é conhecido pelo nome de curau, e é um creme doce ou mingau preparado a partir milho e salpicado com canela em pó. Esse prato é consumido durante o ano todo, embora seja no período das festas juninas que este alimento ganha ainda mais destaque nas mesas, especialmente no Nordeste.

Uma curiosidade é que canjica, aqui no Nordeste, refere-se ao que boa parte das pessoas, em outras Regiões conhecem por cural. Mas o que se conhece por canjica no Sudeste, aqui nomeamos de mungunzá, feito de milho branco, que também é uma delícia. Confira a seguir uma receita do cural ou canjica de milho! E bom arraia!

Ingredientes

100 g de manteiga derretida;

50 espigas de milho;

2 kg de açúcar;

1 colher (chá) de sal;

5 litro de leite de coco;

Canela a gosto para decorar.

Modo de preparar

Descasque os milhos cuidadosamente e, em seguida, rale as espigas. Depois disso, bata tudo no liquidificador com leite de coco. Coloque a massa numa panela, acrescentando o açúcar e o sal. Basta cozinhar em fogo brando até formar um mingau. Depois disso, separe o mingau em pequenas porções e salpique-as com canela em pó. Você pode servir quente ou gelado, vai depender do gosto! Bom apetite!

 

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *