Delegação mineira nas Conferências Conjuntas de Direitos Humanos

Home_Minas

Por Clayton Campos, Belo Horizonte

Aconteceram do dia 24 a 27 de abril de 2016 as Conferências Conjuntas dos Direitos Humanos, que reuniram quatro conferências de direitos para segmentos diversos da sociedade: 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da pessoa Idosa.

A delegação jovem de Minas Gerais quis fazer valer o direito de conhecer, debater e propor ações que priorizam os direitos humanos de crianças e adolescentes, uma vez que em sua maioria a delegação é composta por adolescentes delegados da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Dentro da perspectiva de luta pela efetivação do ECA e contra retrocessos nas conquistas de direitos, os adolescentes colheram assinaturas para uma moção contra a redução da maioridade penal, que foi construída na Conferência Estadual de Minas Gerais e protocolaram junto à organização da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, teve uma apresentação do Circo Belô de Minas Gerais que presenteou a todos com um belíssimo espetáculo de adolescentes fazendo malabarismo e acrobacias, num momento cultural da Conferência.

Minas_texto

O apoio a essas iniciativas é fundamental para que as crianças e os adolescentes levem aos seus municípios os ecos da garantia de direitos propostos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). “Propomos a ação de multiplicadores, toda a discussão, os temas tratados e propostas votadas serão pensados em nível local nos municípios de origem de cada adolescente” destaca Célia Nahas, chefe da delegação mineira na Conferência. Portanto, é de suma importância que os municípios apóiem essa causa de garantia de direitos e possam promover o protagonismo dos adolescentes para a participação nas conferências.

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *