Declarações marcantes do TEDxESPM

Nessa quinta-feira, 29 de setembro, 300 pessoas com ideias e histórias para contar e compartilhar se reuniram na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, em São Paulo, para participar do TEDx ESPM. Ao todo foram 17 palestrantes, três apresentações musicais, além das intervenções do apresentador e mediador do evento, o jornalista Paulo Markun.

Foram quase 11 horas de imersão em ótimas histórias com o tema “Comunicação Iluminando Mentes”, quem participou levou para casa um banco de cases de sucesso pra lá de inspiradores. A Agência Jovem de Notícias e a Viração marcaram presença no evento, inclusive com a apresentação de Juliana Rocha Barroso, presidente da Viração Educomunicação, que compartilhou a história da Organização com todos os participantes.

Confiram algumas falas e ideias  inspiradoras que rolaram no evento.

 

“Nós só somos livres quando fazemos o que queremos fazer”, Anurag Kashyap, produtor, roteirista e diretor de filmes indianos.

“Eu não quero voltar a enxergar. Pois se eu voltasse a enxergar, eu não faria tantas coisas como já fiz, não realizaria tantos sonhos”, Claudia Sofia Indalécio Pereira, surda e cega, que emocionou a plateia com a sua história.

 

 

‎”Com tantas tecnologias, ainda tem tanta gente se comunicando por cartas”, Elio Lazzarotto, o Papai Noel brasileiro, que esse ano vai responder 200 mil cartas para as crianças.

“O que é mais importante, a experiência ou a memória da experiência? Sempre que a gente tem uma experiência diferente, ela costuma abrir a nossa cabeça”, Enio Ohmaye, especialista em educação tecnológica que compartilhou as suas “viagens iluminantes”.

 

“O futuro não tem que ser verde. Ele tem que ser multicolor. A natureza não tem uma só cor. Ela gosta de diversidade”, Fred Gelli, designer e especialista em sustentabilidade.

“Comunicação é liberdade. Onde não há comunicação, não há liberdade. Onde não há liberdade, não há educação”, Luiz Lara, publicitário e fundador da agência Lew’Lara.

 

 

“A vida só é possível porque existe uma teia de relações que a sustentam”, Lia Diskin, do Palas Athenas, que abriu o TEDx ESPM com reflexões sensíveis sobre a vida e relações humanas.

‎”Forma e cor são ferramentas essenciais para acontecer uma comunicação”, Miguel Neiva, português que criou um sistema inovador de identificação de cores para daltônicos.

 

 

“A luta contra o apedrejamento é uma luta a favor dos direitos das mulheres. Nós somos seres humanos. As mulheres como eu estão sendo apedrejadas na rua”, Mina Ahadi, que há 30 anos luta contra a pena de morte e o apedrejamento no mundo islâmico.

 

 

“90% da população brasileira nunca entrou num museu ou exposição de arte”, Mundano, artista que fez a plateia rir e chorar com as suas histórias de grafitti e intervenções urbanas pela cidade com arte e frases fortes sobre política e corrupção.

“A saúde ainda nos enxerga em pedaços, juntar tudo isso talvez seja o mais importante. Precisamos ser enxergados por inteiro”, Valdir Cimino que levou a sua história emocionante de contação de histórias para pacientes terminais.

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *