De portas abertas: nova unidade do SESC Paulista reinaugura após oito anos em reforma

A Paulista, avenida mais popular da cidade de São Paulo e lugar diário de trabalho, encontro, lazer e protesto de milhões de pessoas, abriga agora a nova unidade do SESC.

O SESC Paulista terá uma programação toda voltada ao corpo, arte e tecnologia. Conta com uma biblioteca com acervo de aproximadamente cinco mil títulos, espaços para práticas artísticas e esportivas, laboratórios para fabricação digital e audiovisual, além de espaços de convivência e comedoria.

O charmoso edifício de 17 andares, projetado pelo arquiteto Jian Franco Vanucci, é todo de vidro e permite uma ampla visão da avenida mais querida da cidade. Tem ainda 200 de espaços com vegetação, aproveitamento de água da chuva e sistema de eficiência energética.

Além disso, um mirante bafo a mais de 60 metros de altura proporciona uma vista panorâmica sobre a Avenida Paulista e de uma série de marcos históricos e turísticos da cidade.

Cerimonial de abertura

A história do SESC com a avenida Paulista é longa. Ainda em 1955, instaurou o Centro Social Horácio de Melo, num casarão no número 967. Em 1975, o edifício no número 119 sediou a Administração Regional no Estado de São Paulo. E em 2005, com a transferência da administração para o SESC Belenzinho, no mesmo edifício passou a funcionar uma unidade provisória. Em reforma desde 2010, a construção passou por longa adequação e hoje abre em definitivo.

Neste domingo (29), enquanto a fila de pessoas a espera para entrar na unidade crescia do lado de fora, dezenas de autoridades participavam da cerimônia de inauguração no saguão térreo do prédio.

O diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda, reforçou a importância do público para dar vida à unidade. “São as pessoas com seus usos e apropriação e sua enorme diversidade que darão vida a essa roupa. Que revelarão suas possibilidades, sonharão seus futuro. Porque a paisagem humana é que, de fato, embeleza a cidade”.

Para Abram Szajman, presidente dos Conselhos regionais do SESC e SENAC, a unidade Paulista celebra e atualiza a missão do SESC. “Essa inauguração vem para renovar e dar visibilidade a um compromisso de 1946 de dar qualidade de vida aos trabalhadores”, conclui.

Aproveitando o feriado para turistar em São Paulo, a maranhense Melannie Carolina veio conferir a programação do SESC Paulista. Na fila com os amigos, ela estava ansiosa para assistir o show do Hermeto Pascoal. “Ele é um grande mago da música. Soube do show e vim”. A amiga dela, também do Maranhão, mas moradora da região da Paulista há alguns anos, Thais de Sena, comemora a inauguração. “O SESC sempre tem uma programação muito boa, de graça ou baixo custo, tomara que tenha muita coisa boa nessa unidade”.

A programação de inauguração do SESC Paulista vai do dia 29 de maio até o dia 01 de maio, terça-feira. Confira a programação completa aqui.

Cobertura Educomunicativa

A Agência Jovem de Notícias fará a cobertura educomunicativa da programação de inauguração da unidade. A ação é realizada em parceria entre a Viração com o SESC SP e conta com a participação de doze adolescentes de toda a cidade,  com o apoio de profissionais da Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *