Curte ciências? Conheça o Clube de Ciências Brasil!

Iniciativa promovida por cientistas do país e com patrocínio de faculdades federais, incentiva jovens a estabelecerem uma rede de contato com cientistas e a ingressarem no mundo da pesquisa. O evento está previsto para acontecer em Outubro deste ano.

Por Manuela Manenti

O Clube de Ciências Brasil é uma iniciativa promovida por cientistas brasileiros das mais diversas áreas e patrocinado e apoiado por instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A organização tem como missão expandir o acesso dos jovens à ciência, criar uma rede de colaboração científica e inspirar e oferecer mentoria sobre as mais diversas áreas durante o evento. 

“Participar do Clubes de Ciência Brasil, mais conhecido como CdeC, na edição de 2020 foi extremamente importante para mim, tanto para eu decidir sobre o meu futuro, quanto como pessoa. Me surpreendi com a quantidade de coisas que eu aprendi em tão pouco tempo! 

É uma experiência incrível e eu não tenho palavras para descrever o quão bom é! Eu evoluí, aprendi inúmeras coisas, conheci pessoas novas e fiz amizades incríveis!” – Vitória Oliveira, aluna do clube “Detetives do Passado: as lições da Paleontologia” na edição 2020.

Diante a pandemia do COVID-19, o evento que antes era realizado em uma instituição de ensino durante 1 semana, agora é realizado on-line com atividades síncronas e assíncronas, com programação a ser divulgada aos selecionados. Ademais, com o contexto on-line, o clube não se limita a participantes que poderiam comparecer a instituição de ensino e estudantes de todo o país podem se inscrever. 

“Com o clube on-line conseguimos atingir pessoas de todas as regiões, ampliando o leque de estados que ficavam sub representados nas edições presenciais. Ademais, o fato da edição on-line abranger não só alunos desses estados, mas também instrutores e professores é uma das principais vantagens que eu elenco. Em 2020 também conseguimos oferecer palestras com cientistas que estudam e residem em outros países e que não conseguiriam estar presentes nas edições presenciais”. – Pablo Leal Cardozo, diretor-executivo do Clube de Ciências Brasil.

Para participar, é necessário estar regularmente matriculado no Ensino Médio ou nos dois primeiros anos da graduação (de qualquer curso superior). A inscrição e participação são totalmente gratuitas e a seleção é com base nas respostas do formulário que avaliam o interesse e entusiasmo do jovem em fazer ciência.

As respostas são avaliadas de forma “cega”, e não levam em conta o nível de inglês ou se o participante vem de escola pública ou privada. O clube busca equidade de gênero e racial e constrói um ambiente amplamente diverso.

“Além disso, esse ano temos a proposta de abrir também a inscrição para instrutores, e pretendemos continuar convidando cientistas incríveis para promover a junção de clubes a fim de construir um ambiente interdisciplinar. É uma ótima oportunidade para novos instrutores ingressarem na organização, assim como acontece nos Clubes de Ciências dos demais países em que a organização existe”, completa Pablo.

Também é necessário ter acesso a um dispositivo com acesso a internet (celular, computador desktop, tablet, notebook, etc) para que o estudante consiga acompanhar as atividades e interagir com os outros estudantes, monitores e instrutores durante a participação no evento e assim, concluir as atividades síncronas e assíncronas necessárias para conclusão e obtenção do certificado.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Fique de olho para se inscrever:

Site da Organização: https://www.clubesdeciencia.com.br/

A edição 2021 tem previsão de realização do evento em Outubro/21.

Quem pode participar? Alunos regularmente matriculados no Ensino Médio ou nos dois primeiros anos da graduação. 

Acompanhe nas redes sociais:

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *