Curso de Formação Quebrada Conhece: Conhecimentos em Parelheiros

Conheça uma iniciativa de jovens da zona sul de São Paulo que compartilha conhecimento e saberes diversos.

Por Kaique Menezes

Pandemia na Quebrada… Uma galera em casa, outra nem tanto assim…

Muitos são os que não puderam ficar em isolamento social nas quebradas pelo Brasil afora, por trabalharem em empregos tidos como essenciais. Dentre o grupo que mais pode ficar em casa está a juventude, com as escolas e universidades fechadas e, mesmo com um custo de vida crescente, sem trabalho, a casa tomou grande parte do tempo dos jovens na pandemia.

Mesmo nesse contexto, o acesso à informação e uma boa formação não podem ficar de lado! E foi observando essa necessidade da periferia de acessar conteúdos e literaturas, observando esse tempo “vago” que muitos jovens estão tendo e com grandes referências que alguns jovens do projeto Geração Que Move (Implementado pela Viração em Parceria com a UNICEF), criaram um projeto de formação em Parelheiros, o Curso “Quebrada Conhece”!

Peça de divulgação do curso ‘Quebrada Conhece” / Instagram

O Curso de Formação Quebrada Conhece

Coordenado por Nath, Pedro, Laih, Victor e Kaique, jovens de Parelheiros, o curso de formação Quebrada Conhece oferece livros e todo um processo formativo para jovens de 14 a 18 anos em Parelheiros, no Extremo Sul de São Paulo.

O curso se baseia na ideia de educação construída por todas e todos que participam da formação, sem aquela ideia professoral ou de educação bancária com longas exposições de uma só pessoa.

Por isso, os 08 encontros do curso tem uma dinâmica bem única. O início de cada encontro é marcado por um momento de recitar poesia… Seja ela erudita, brasileira ou estrangeira… Seja um trecho de um conto, uma frase de um anime ou mesmo uma rima dos Racionais MC’s:

é o momento de cada um poder expressar um pouco da cultura que gosta e vive! 

A cada semana, são dois encontros:

  • No primeiro, todos os participantes são convidados a compartilhar impressões, entendimentos, indignações e sentimentos sobre as obras, suas autoras e seus conteúdos, e essa conversa é o fio condutor de todo o encontro. A dinâmica proporciona que o debate passe por assuntos diversos mais rápido que a velocidade da internet que chega na quebrada, e a mensagem que fica é a da dúvida – é permitido duvidar, se permitir construir a resposta com as outras pessoas;
  • No segundo, convidamos estudantes universitários, educadoras, militantes e ativistas das mais diversas causas para conduzir uma oficina na qual se possa discutir os mais diversos temas, com as várias visões, mas sempre tendo como centralidade uma visão periférica do debate – em um elemento que aproxima as juventudes dos conhecimentos uma vez que é o que se vive no cotidiano que vai ditar essa relação. 

.

E foi pensando nessa identificação que o curso foi elaborado! Dividido em 4 temas:

  1. Periferia e Desigualdade Social;
  2. FeminismoS;
  3. Racismos e Antirracismo;
  4. Movimento LGBTQIA+ e Quebrada.

O percurso dos encontros passa pela leitura de três livros de referência – escritos por três mulheres negras que através de sua literatura nos trazem muitas questões e debates, mesmo que de diferentes perspectivas, espaços e tempos -, entregues a todas as estudantes:

  1. Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus;
  2. Sejamos Todos Feministas de Chimamanda Ngozi
  3. Pequeno Manual Antirracista de Djamila Ribeiro

.

O Curso de Formação Quebrada Conhece pretende proporcionar uma experiência única de construção de conhecimentos coletivos pela juventude e para a juventude da quebrada através de diálogos e discussões horizontais, com referências importantes para todos nós.

Pretende ainda deixar como legado o impacto em todas as pessoas envolvidas no projeto, direta e indiretamente – são as pessoas que fazem acontecer esse espaço forte e extremamente importante para nos fortalecermos e nos formarmos coletivamente nesse momento de tanta incerteza no mundo e nas quebradas.

As coordenadoras do Quebrada Conhece Pedro, Nath, Laisa, Victor e Kaique deixam seu grande agradecimento a todas e todos que estiveram presentes nessa caminhada! Luiza, nossa mentora; Helô, nossa tutora; às amigas e oficineiras Helena, Lucas, Emily, Daren, Marcus, Luciana e Franny, às estudantes do curso, às colegas do Geração que Move, à Aline Nogueira, Elaine, Juliana e toda a Equipe da Viração que tornaram isso possível! 

Seguimos na luta por mais espaços de discussão e formação das quebradas, que sejam sempre públicos defendendo sempre o direito à educação integral, digna, crítica e de qualidade, sempre defendendo que…

Educação Não é Mercadoria!!!

Quem faz acontecer:

Registro do último encontro do Quebrada Conhece em Março de 2021 – Arquivo Pessoal

Clique aqui e siga o Quebrada Conhece no Instagram

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *