Crianças e adolescentes na Internet: oportunidades, desafios e aprendizados

Webinário promovido pela Viração Educom marcou o encerramento do projeto Consulta Brasil com debate entre adolescente e especialistas, lançamento de um guia em 2 volumes e websérie no YouTube; assista na íntegra e baixe os guias

Como estimular e garantir o uso seguro, criativo e cidadão da Internet e outras tecnologias digitais por crianças e adolescentes?

A Viração Educom reuniu um grupo de pessoas que usam e pensam as tecnologias digitais para debater em torno dessa grande questão no Webinário ‘Crianças e adolescentes na internet: oportunidades, desafios e aprendizados’, aconteceu no último dia 23 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo canal da Viração no YouTube.

A programação contou com a participação de Ana Claudia Mielke, jornalista especialista na regulação da mídia e cenário de convergência; Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom; Juliana Cunha, diretora de projetos especiais da SaferNet e Rogério Vilhalva, indígena Guarani-Kaiowá, diretor de escola na aldeia Teyi’kue, além da participação especial da adolescente Samara Garcia Rosa de Oliveira, 13 anos, estudante, participante do projeto Geração que Move e iniciante na fotografia. A mediação ficou por conta de Paulo Lima, jornalista, educomunicador, fundador e diretor executivo da Viração.

Os especialistas e ativistas discutiram aspectos relacionados ao uso seguro, criativo e cidadão da internet e das tecnologias digitais por crianças e adolescentes, em diferentes contextos.

O evento aconteceu no âmbito do projeto Consulta Brasil, uma iniciativa da Viração que promoveu ações de mobilização, formação e pesquisa participativa com o público infantojuvenil a respeito do uso da internet e das tecnologias digitais, em dez cidades, nas cinco regiões do país.

Assista o evento na íntegra:

Durante a transmissão, foi lançada a publicação do Guia Tá na Rede – o que vira é navegar em segurança, em dois volumes – um material de consulta para pais, educadores, comunidade, crianças e jovens.

Volume 1 – Para pais, comunidade e educadores

  • A relação de crianças e adolescentes com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).
  • Desafios e ferramentas para uma mediação responsável, dialógica e criativa.
  • Acesso à Internet e segurança de dados como direitos fundamentais.
  • Dicas para o enfrentamento ao discurso de ódio, à exposição de dados, à crimes virtuais e fake news.

Volume 2 – Para crianças e adolescentes

  • Glossário com os principais termos para entender a Internet.
  • Testes para ajudar a refletir como é a sua relação com o uso das TICs.
  • Dicas para proteger sua privacidade e navegar com segurança.
  • Boas práticas na Internet, cuidados com a saúde mental, exemplos de ações de participação cidadã online – além de uma lista com canais de apoio integral no combate ao ciberbullying, discursos de ódio e intolerância.
  • Caixa de ferramentas: dicas de materiais de apoio e jogos educomunicativos para se aprofundar nos temas trabalhados no guia.
  • 8 roteiros com propostas de atividades práticas para apoiar meninas e meninos no uso seguro, criativo e cidadão da Internet e de outras tecnologias digitais.

Após o evento foi disponibilizado no canal da Viração no YouTube uma websérie com 4 episódios bem humorados explorando temas como a segurança na internet, cyberbullying, o papel da família na mediação do uso da internet, fake news e educomunicação. 

 O produção destes materiais pretende contribuir para a criação e fortalecimento de ações de educação digital para crianças e adolescentes no país:

Além de garantir o acesso gratuito e democrático aos guias educativos, nosso desejo é que os resultados do projeto sejam considerados para a elaboração e implementação de políticas públicas no país

Elaine Souza, coordenadora da Viração Educomunicação

O evento foi uma iniciativa do Consulta Brasil – projeto implementado pela Viração Educomunicação em parceria com a Diretoria de Promoção e Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e apoio da Rede Conhecimento Social, do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da USP e de algumas instituições educacionais públicas e privadas de dez municípios brasileiros.

O Consulta Brasil promoveu ações de mobilização, formação e diagnóstico participativo junto a crianças e adolescentes para criar metodologias e materiais capazes de apoiar famílias, educadores e meninas e meninos no uso da internet e das tecnologias digitais.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *