COY 10: o meio ambiente é parte da nossa identidade

Por Paula Nishizima e Reynaldo de Azevedo*, da Agência Jovem de Notícias

Os povos indígenas da Amazônia sofrem constantes ameaças às suas vidas, devido a   degradações dos seus territórios. O desmatamento ilegal provocado por fazendeiros, madeireiros e garimpeiros nas terras indígenas, derruba a floresta e acaba com os recursos naturais com os quais os índios sobrevivem.

No workshop sobre Povos Indígenas da Amazônia Peruana, que aconteceu na tarde do dia 29, foi possível debater de uma forma lúcida como os impactos ambientais e industriais e de degradação da Amazônia estão interferindo nas comunidades indígenas.

Estavam presente no workshop jovens de diversos países, como Filipinas, Peru, Estados Unidos da América, Brasil e Nova Zelândia. A jovem da Nova Zelândia, Dewy Sacayan falou sobre a importância do meio ambiente para essas comunidades: “a terra e a água fazem parte da nossa identidade e no meu pais eles tem a perspectiva que a terra é a mãe porque é nela que encontramos o alimento e a vida”.

Depois de um debate sobre as situações do meio ambiente no mundo e na Amazônia, foi possível ver a importância de assumirmos um compromisso permanente, saindo da superficialidade, porque qualquer risco ambiental coloca os indígenas e toda a população mundial em ameaças à terra e à água são nossos meios de subsistência e que sustentam as nossas vidas.

Acompanhe na íntegra a entrevista (em inglês) com Dewy Sacayan e Renée Annan da Nova Zelândia, que falam sobre mudanças climáticas e como a juventude têm se organizado para debater essa temática no país:

*Integrantes da delegação brasileira na COP20

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *