Conselheiro especial sobre esportes da ONU participa de evento em SP

Por Larissa Marques, da Rejupe

rejupe

Na última quinta-feira (23) jovens representantes da Rejupe (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo) participaram do Fórum Internacional de Gols pela Vida, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe sobre responsabilidade social no esporte.

Para o complexo Pequeno Príncipe que trabalha pela saúde, direitos e pela vida de crianças e adolescentes atuando na área de assistência, humanização hospitalar, ensino e a pesquisa, o ano de 2012 foi muito importante, pois conseguiram recursos para manter-se e ganharam o Prêmio Abril de Saúde.

O Conselheiro Especial do Secretário Geral sobre Esporte para o Desenvolvimento e Paz da ONU, Wilfried Lemke, trouxe o tema esporte como desenvolvimento e paz, e disse estar focado na África, em especial a África subsaarina, utilizando o esporte para unir a todos.

Lemke conta que jovens de 16 a 30 anos, que muitas vezes não sabem se terão o que comer em suas casas, fazem trabalhos voluntários incentivando crianças na prática de esporte. “Eles são os verdadeiros heróis”.

A importância do combate à desigualdade de gênero, que faz com que meninas muitas vezes não tenham as mesmas oportunidades que meninos, também foi ressaltada pelo conselheiro.  Em alguns países meninas não podem frequentar eventos esportivos, lembrou. Além disso, também disse ser importante a inclusão dos deficientes na sociedade.

A organização Atletas pelo Brasil, presidida pela medalista olímpica Ana Moser, atua há mais de sete anos potencializando a visibilidade de atletas para causas sociais. Mostrou a importância e influência que os atletas têm para mobilizar as pessoas a conhecer e participar de projetos que visa mostrar o valor do esporte.

O esporte é um direito de todos e devemos lutar por ele e enxergar o poder que tem para mudar o mundo, pois vai muito além da competição.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *