Conheça o SPressoSP

São Paulo é uma métropole múltipla, muitas numa só. Por isso, é muito mais ousado do que parece anunciar que se vai fazer um portal de notícias desta cidade. Mas é esse o desafio do SPressoSP. Ele nasce com objetivo de fazer jornalismo regional na maior cidade global do país e vem para discutir seus problemas, contar histórias e abrir espaço para uma série de iniciativas que são solenemente ignoradas pelos espaços midiáticos tradicionais.

São Paulo tem atividades culturais que surgem cada vez com mais força e que estão longe da região central e que por isso não são noticiadas. Tem problemas com transporte coletivo que não comovem aqueles que não o utilizam. Tem movimentos sociais que agrupam milhares de pessoas e que são ignorados ou criminalizados. Tem eventos todos os dias debatendo os mais variados temas e que não têm cobertura. Tem falta de creche, futebol de várzea, problemas na coleta de lixo, boas peças de teatro, rios poluídos, gastronomia autêntica, carência de atendimento na saúde… São Paulo tem de tudo muito.

Além de buscar fazer jornalismo dessas questões, o SPressoSP também pretende ser um espaço aberto para o debate sobre políticas públicas, contando com a opinião de especialistas e profissionais das mais diversas áreas, que participarão do projeto como colunistas. E em alguns momentos vai realizar séries de reportagens multimídias num formato de jornalismo colaborativo, envolvendo blogueiros e ativistas digitais de todos os cantos da cidade.

Falando em todos os cantos, o SPressoSP pretende contribuiir organizando eventos e oficinas para que muitos outros blogs floresçam, principalmente na periferia.

Mas este não é um projeto pronto. Ele vai ser construído como se fosse um software livre, com código aberto. Em breve, vamos convidar você para participar deste processo. Esperamos que este primeiro passo o anime a caminhar conosco.

Acesse o link do site: http://www.spressosp.com.br

Twitter: SPpressoSP

Facebook: SPressoSP

Google + : SPressoSP

Orkut: SPressoSP

Evelyn Araripe
Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *