Conheça Beta, uma robô feminista

A bot interage com usuários de Facebook divulgando políticas públicas e iniciativas voltadas para mulheres e para a promoção dos direitos fundamentais

Por Larissa Carneiro

Tendo em vista as constantes ameaças aos direitos das mulheres no Brasil, a rede de ativismo Nossas criou um chatbot para Facebook chamado Betânia, que vem divulgando ações e contribuindo para ampliar a participação feminina nas decisões políticas através de conversas online. 

A ferramenta, apelidada de Beta, interage com usuários desde 2017 pelo Messenger – o recurso de bate-papo do Facebook -, divulgando políticas públicas voltadas para mulheres e iniciativas feministas a todos que entram em contato com ela.

Arte em magenta. Ilustração de três mulheres negras em ato de protesto, ao lado de um celular. Texto #ChamaBetanoInbox
Reprodução: Página do Facebook da Beta

Um exemplo do que está sendo observado e compartilhado agora pela Beta é o caso das Propostas de Emenda Constitucional (PECs) 29/2015 e 181/2015, que colocaram em risco os poucos casos em que se pode abortar legalmente, e a Resolução 2.232 do Conselho Federal de Medicina, que desrespeita o direito de escolha das gestantes sobre o próprio corpo e torna menos rígidos os procedimentos contra a violência obstétrica. 

Ações progressistas também são acompanhadas, como é o caso de uma ADPF – uma “ferramenta jurídica para pra questionar uma lei que fere direitos garantidos na Constituição”, segundo a Beta – criada pelo partido PSOL e pela ONG Anis que aponta a contrariedade entre a criminalização do aborto e alguns direitos já garantidos pela Constituição.

Para estar sempre atualizada(o) sobre a resistência feminina, chama a Beta! Este é o link para falar diretamente com ela: bit.ly/chamabetanoinbox.

E se quiser saber mais sobre essa iniciativa do Nossas e o desenvolvimento do projeto, não deixe de checar os sites indicados nas referências!

Referências

Página do Nossas apresentando a Beta: https://www.beta.org.br/#block-5812

Publicação do Politize sobre a Beta: https://www.politize.com.br/beta-robo-feminista-direitos-das-mulheres/

Página da Beta no Facebook: https://www.facebook.com/beta.feminista

Arte em fundo branco. Na esquerda, linhas finas coloridas e a foto de uma jovem de cabelos presos sorrindo. Texto: Larissa carneiro estudante do nono ano do ensino fundamental II. É entusiasta da ciência e da escrita, e segue na constante busca de temas que fazem seu coração bater mais forte. logo instagram @larislena. logo facebook /larislena

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *