Conheca a Birdo, produtora de animações brasileira

Por Vitoria Soares e Nicolle Martins, da Agência Jovem de Notícias São Paulo

Em paredes de vidros desenhadas pela galera, games e família reunida, a Ocupação Birdo recebeu, nesses três dias de inauguração do SESC Paulista, um diversificado público para apresentar seus 12 anos de história.

Não é a toa que a instalação chamou a atenção das crianças, a Birdo é criadora de conteúdos originais como a série Oswaldo, que estreou em outubro de 2017 pelo Cartoon Network, e a série Vinicius e Tom – Divertidos por Natureza, que estreou também pelo Cartoon, em 2015.

Os personagens conhecidos trouxeram dezenas de pessoas, de todas as idades, para visitar a instalação no 4º andar da nova unidade e conhecer os processos de criação e produção dos trabalhos autorais da produtora. No segundo semestre de 2018, o estúdio lançará também a animação “Cupcake Dinossauro”, pela Netflix Brasil.

Instalação Birdo na inauguração do SESC Avenida Paulista

Um dos grandes diferenciais dessas animações é que são criadas no Brasil, trazendo referências culturais nacionais, como o cenário. a forma de agir e a dinâmica no ambiente escolar. Tudo isso desperta um sentimento de identificação e representatividade nos brasileiros e brasileiras.

Contudo, este não é o foco da Birdo, o que faz com que o seu público, independente da localização, se sinta representado de alguma forma em cada episódio. “O Oswaldo é um desenho animado que se passa no Rio de Janeiro, mas isso não é muito evidenciado na série, porque a gente quer que toda e qualquer pessoa, de qualquer lugar que não seja o Brasil, possa se identificar. Nesse desenho específico a questão da brasilidade está representada sim, mas não é a coisa mais relevante” diz Raquel Fukuda, coordenadora de produção da Birdo.

Fukuda ressalta ainda que mesmo com os prazos apertados, a Birdo preza por realizar todos os seus trabalhos com muito carinho, atenção aos detalhes e muita qualidade, fazendo com que todas as pessoas envolvidas se sintam realizadas com o produto final. Essa dedicação acabou trazendo resultados, hoje a produtora trabalha globalmente e conquistou prêmios nacionais e internacionais, como o Troféu Papo Animado, do Animamundi, e o prêmio Animou Demais, do Festival de Animação Internacional MUMIA.

Este texto é resultado da cobertura educomunicativa da inauguração do SESC Avenida Paulista, realizada por adolescentes e jovens do projeto Agência Jovem de Notícias e da Viração Educomunicação, em parceria com o Sesc São Paulo. A ação conta com a participação de doze adolescentes de toda a cidade,  com o apoio de profissionais da Viração.

Agência Jovem de Notícias

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *