Agenda 2015: Confira o que está rolando na 4ª Reunião do Painel de Alto Nível da ONU

Por Luciano Frontelle, integrante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicado@s (Renajoc), da Indonésia

Depois de Nova York, Londres e Monrovia, o Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes da ONU (Organização das Nações Unidas), que tem como objetivo organizar e rascunhar o documento que servirá como base para as negociações a serem feitas pelos países membros da ONU durante os debates sobre a agenda das novas Metas de Desenvolvimento, se reune esta semana em Bali, Indonésia. Luciano Frontelle (Lunos) e João Felipe Scarpelini (Change Mob) representarão a Coalizão de Jovens Brasileiros no evento que começa no dia 24 e vai até o dia 27 de março, com o objetivo de unir forças com os outros movimentos de juventude no assunto e buscar criar estratégias para fortalecer os debates com jovens na America Latina e Caribe.

Presidido pelo Presidente da Indonésia, pela Presidente da Libéria e pelo Primeiro Ministro do Reino Unido, o Painel de Alto Nivel tem conduzido uma série de consultas para ouvir dos grupos da sociedade civil e dos governos suas visões de como devem ser as novas metas do desenvolvimento, já que os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (MDG, em inglês) acabam em 2015, surgindo portanto a necessidade da definição de quais serão os próximos passos na agenda do desenvolvimento mundial.

Encontro da Juventude

Em preparação para a reunião do Painel de Alto Nivel, jovens do mundo todo foram selecionados para participar de uma reunião estratégica para definir os pontos de consenso a serem recomendados ao Painel dentro dos pontos temáticos dessa reunião, “Parcerias Globais e Meios de Implementação”. A Coalizão estará por lá e vamos compartilhar por aqui os posicionamentos da juventude e as estratégias para depois dessa reunião a fim de que consigamos fortalecer a sociedade civil, principalmente o jovem, dentro desse debate sobre o Pós-2015.

 

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *