Confira: mais duas oficinas de educomunicação em São Mateus, Espírito Santo!


Por Jéssica Delcarro, jovem comunicadora

Quarta Oficina – Oficina de “O que é ser Adolescente e Jovem”, 30/07

Os adolescentes e jovens são seres de direitos?

O que é ser Adolescente? O que é ser jovem? Quais os direitos e deveres dos adolescentes e dos jovens brasileiros? Qual a faixa etária dos adolescestes e jovens? Os seus diretos são garantidos em sua realidade? Essas foram as perguntas que iniciaram a quarta oficina do projeto Mais Educomunicação em São Mateus-ES.

Os alunos foram convidados a refletir sobre tais perguntas trazendo ao conhecimento de todos o que eles sabiam sobre “o que é ser adolescente e jovem”. O que é o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, o que contém o ECA e qual sua importância foram pontuados. O Estatuto da Juventude também foi abordado dentro da oficina, colocando qual a sua real importância.

Foi colocado pelos alunos que um dos principais direitos, o direito à liberdade de expressão e de comunicação, está entre os menos respeitados. Os alunos se sentem sempre julgados por ter pouca idade e não pelo conhecimento que possuem.

Depois de saber mais sobre o assunto, os adolescentes e jovens começaram a pensar em uma maneira de socializar o conhecimento adquirido dentro da oficina com os demais alunos da escola. E assim iniciaram a produção de um material para criação do Jornal Mural.

Quinta Oficina – Oficina de Jornal Mural, 13/08

Depois do fanzine, os alunos do projeto de Educomunicação de São Mateus se apoderaram de mais um meio comunicação, o Jornal Mural. Depois de escolher o nome e do local onde o jornal mural seria fixado, na entrada principal da escola, local de grande circulação, o Jornal “Véi na Boa” começou a ter um visual próprio.

Os alunos ser dividiram em grupos menores, onde alguns produziam o conteúdo escrito, outros o conteúdo ilustrativo e outros a aparência do jornal. O jornal mural “Véi na boa” foi produzido para chamar a atenção de estudantes e professores sobre “o que é ser adolescente e jovem” e todo o conteúdo do jornal foi escrito em uma linguagem muito clara e objetiva, pensada e produzida pelos próprios alunos.

Para Julia Santos, 14 anos, participar da oficina de jornal mural foi muito legal, pois ela aprendeu coisas novas, como montar o seu próprio jornal mural, além de se divertir falando da vida que os adolescentes e jovens estão levando atualmente.

Ao fim da oficina os alunos se reuniram para fala do que acharam do produto final da oficina, pontuando assim a importância de socializar o conhecimento e as informações com os demais ao nosso redor. As oficinas foram realizadas no colégio Pio XII, em São Mateus, no Espírito Santo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *