Conferência no Rio de Janeiro incentiva jovens a refletir sobre melhorias para a cidade

Calcada-de-Copacabana

O lançamento do projeto será no dia 28/03 e apresentará os primeiros 45 selecionados 

Da Redação | Imagem: Laszlophoto (Creative Commons)

O que podemos fazer para melhorar a nossa cidade? Para tentar achar essa resposta, o Pontão de Cultura Agência criou o projeto “450 Jovens, 450 Rios’’, que até outubro selecionará 450 jovens de diversas localidades para colocar a mão na massa e lutar por melhorias nas questões da juventude. No dia 28/03, no Memorial Getúlio Vargas, a partir das 10h, acontecerá a conferência de lançamento do projeto e apresentação dos primeiros 45 jovens, que indicarão outras 45 pessoas e, assim por diante, até chegar às 450 ideias que mudarão os próximos 45 anos da cidade.

O encontro “450 jovens, 450 rios” pretende mostrar as diferentes faces de jovens realizadores que transformam, de diversas maneiras, o Rio de Janeiro. O trabalho será realizado através do Pontão Agência, que utilizando a metodologia da Agência de Redes para Juventude, atuará na formação e articulação do trabalho com infância de juventude com integrantes da Rede Carioca de Pontos de Cultura. Por meio de debates, performances, grupos de trabalho e campanhas de visibilidade o projeto tem como objetivo levantar pautas e metas para pensar em uma cidade com menos desigualdade social. Para isso, essas ações visam a troca de experiência e o trabalho conjunto entre organizações da sociedade civil e mecanismos do poder público.

Às 10h, o mestre em literatura e ator Alexandre Damascena fará uma apresentação teatral em homenagem a Paulo Freire. Às 10h30, os convidados Gabriel Medina, Secretário Nacional de Juventude, e Cleia Silveira, uma das fundadoras da FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional) participarão da mesa de abertura. O debate vai abordar o histórico de atuação do Estado e de organizações da sociedade civil nos últimos anos relacionado à juventude, mostrando as principais questões e metas para o trabalho com a juventude por parte do poder público.

Às 12h, serão formados grupos de trabalho que, a partir de demandas dos Pontos de Cultura, começarão a aprofundar questões relacionadas à cidade e à juventude, para estabelecer conexões entre os projetos integrantes da Rede Agência, os Pontos e demais interessados em colaborar ou ter mais informações sobre os temas abordados.

Como extensão da programação, no dia 29/03, das 10h às 12h, ainda vai acontecer a inauguração da escadaria Boreart, que será revitalizada com a instalação de azulejos reunidos por meio de doações de todo Brasil. A programação ainda conta com a apresentação do Studio Movimentos, Orquestra de Violões da JOCUM e DJ LC, jovem músico do Borel, especializado em funk e hip-hop. Nesse dia será lançado também o Dicionário Agência, com mais de 90 verbetes sobre a metodologia.

Serviço:

Conferência livre da juventude 450 Jovens, 450 Rios
Dia: 28/03
Horário: 10h às 13h
Local: Memorial Getúlio Vargas – Praça Luís de Camões (ao lado do Hotel Glória), s/n, subterrâneo.
Capacidade: 116 lugares sentados.
10h- Homenagem Paulo Freire com Alexandre Damascena
10h20- Apresentação dos primeiros 45 jovens selecionados
10h30- Mesa de abertura “Por uma nova política de juventude” com Gabriel Medina e Cleia Slveira
12h- Grupos de Trabalho

Inauguração da escadaria Boreart
Dia: 29/03
Das 10h às 12h
Endereço: Rua Nossa Senhora Aparecida. (próximo à passarela da rua São Miguel e ao Bar do Seu Geraldo)

Bruno Ferreira
Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *