Concurso premia melhor desenho e vídeo sobre lixo. Inscreva-se até 4 de agosto!

Lixo

Muitos são os problemas que envolvem o lixo em várias partes do planeta. Mas além de representar sujeira, exposição a doenças e má qualidade de vida, especialmente em algumas regiões próximas a locais onde resíduos são despejados sem critério, o lixo pode ainda representar oportunidade de reaproveitamento. No entanto, a cultura da coleta seletiva é um processo a ser construído junto à sociedade, pouco sensibilizada e informada sobre a necessidade de separar lixo reciclável de lixo orgânico.

Considerando a importância da temática, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de São Paulo (Abes-SP) promove a 9ª edição do Diadesol, campanha de conscientização das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. Crianças de 7 a 12 anos podem se inscrever no concurso de desenho e adolescentes e jovens podem realizar produções audiovisuais amadoras.

No caso das crianças, o objetivo é que os professores incentivem os estudantes a refletir sobre o tema proposto para os desenhos: “Como você vê o lixo do seu bairro?”. A comissão julgadora avaliará os desenhos e elegerá os finalistas conforme os critérios de criatividade, originalidade, temática e mensagem. Já o vídeo deve ser acerca da temática de “Resíduos Sólidos” e os tópicos avaliados serão: criatividade, originalidade, fotografia, trilha sonora, mensagem, roteiro, edição de imagem, efeitos visuais e relevância da informação.

Os interessados devem enviar o desenho ou vídeo até dia 4 de agosto, pelo Correio, ou entregue pessoalmente, para a sede da Abes-SP, na Rua Eugênio de Medeiros, 242, 6º andar, CEP: 05425-900 – Pinheiros – São Paulo (SP), com identificação no envelope: Concurso Desenho Infantil – DIADESOL 2014 ou Concurso Vídeo Amador – DIADESOL 2014 (os vídeos deverão ser entregues em formato padrão DVD-R ou vídeo-CD).

A primeira fase de votação será realizada entre os dias 8 e 15 de agosto, por uma comissão julgadora composta por profissionais de diversos segmentos, designados pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Abes. Na segunda etapa, quatro desenhos e três vídeos selecionados irão para o site da Abes-SP e estarão disponíveis para votação do público, no período de 20 de agosto a 5 de setembro. O resultado será divulgado no dia 20 de setembro, durante o evento de encerramento da campanha.

Os quatro vencedores do concurso de desenho ganham um tablet, um Ipod nano, uma câmera fotográfica digital e um kit de desenho, respectivamente. Já os prêmios do concurso de vídeo são: uma filmadora, uma câmera digital e um curso de fotografia.

Da Redação | Imagem: Acervo AJN/Viração

Bruno Ferreira
Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *