OPINIÃO: Comunicar-se é preciso

televisao

Vocês já pararam para pensar como seria ficar sem a internet? Ou então a televisão, revistas e jornais? Difícil de imaginar, né? Desde a pré-história, comunicar é um grande desafio. Os homens das cavernas criaram jeitos próprios para tentar tornar essa atividade mais fácil. Com o tempo foram surgindo outros meios que passaram a facilitar ainda mais esse processo, assim como a escrita pictográfica, aqueles desenhos e símbolos feitos dentro das cavernas.

Voltando para os dias atuais, existem diversas maneiras de se comunicar. E o dia mundial dos meios de comunicação, comemorado em 27 de maio, lembra dessa questão. Pensando nisso, é impossível não citar a mídia, por exemplo, que hoje é uma das formas mais acessíveis de comunicação, responsável por passar para nós, todos os acontecimentos do mundo.

Entretanto, a informação normalmente é reproduzida de uma forma bem complexa, para que possamos compreender somente o “necessário”. O que não nos distancia da antiga política de pão e circo, fazendo com que exista uma grande massa alienada e sem a informação correta sobre o que acontece ao nosso redor. A mídia também se tornou uma “formadora de opinião”, mas, infelizmente, age de maneira sensacionalista, opinando muitas vezes a favor da violência e sendo conivente com atos desumanos.

Nesse dia 27 de maio, parabenizar os profissionais que agem de forma correta, trabalhando por um bem comum a todos, não é o suficiente. Desejamos mais, desejamos que de fato os próximos anos sejam comemorados com informações que contemplem a todos e que exista mais meios de comunicação que andem lado a lado com a sociedade, afinal, comunicar-se é preciso.

Leninha Silva, jovem de 19 anos, de São Paulo | Imagem: Creative Commons

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *