Comunicadores populares da região sul do Brasil discutem ECA

Um encontro para comunicadores. Este foi o propósito do evento realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, em Florianópolis (SC), pela organização Criar Brasil. O objetivo era apresentar a rede social RadioTube, que usa a Web como uma frequência aberta para divulgação e compartilhamento de conteúdos. O objetivo é sensibilizar para a discussão dos direitos humanos a partir da produção de conteúdos de pessoas ligadas a movimentos sociais.

“A Radiotube é uma rede social voltada para comunicadores, tanto de Rádios quanto de TVs Comunitárias do Brasil e da América Latina, com foco no exercício da cidadania plena e tendo a comunicação como ferramenta”, explica o coordenador da Radiotube André Lobão.

Criada em 2008, o projeto da Radiotube realizou neste ano capacitacitações para comunicadores populares conhecerem a rede e contribuir na elaboração de conteúdos. Foram realizadas oficinas em todos as regiões do Brasil. No Sul, a 4ª Oficina de Capacitação do Radiotube, reuniu ao todo 29 participantes. Dentre eles estavam, jornalistas, estudantes de ensino médio, ativistas, membros de rádios comunitárias e radialistas.

Durante os dois dias de programação , foram discutidos temas relacionados a comunicação comunitária e popular. Para contribuir no processo de formação crítica dos participates, a oficina trouxe como tema norteador as discussões sobre a garantia dos direitos da criança e do adolescente. A 1ª secretária do Conselho da Crianças e do Adolescente de Florionópolis (SC), Veronice Sutill fez uma palestra em que destacou o alto índice de abuso e exploração sexual infanto-juvenil na cidade. De acordo com ela, mais de 500 crianças e adolescentes são abusadas mensalmente em Florianópolis. Entre os principais abusadores estão pais, padrastos e outras pessoas próximas da família.

No segundo dia de oficina, os participantes elaboraram textos, programas de rádio e vídeos em que discutiram a violação e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O material produzido neste encontro da região sul está sendo disponibilizado no site da RádioTube.

Kevin Machado, de Curitiba (PR)

Bruno Ferreira
Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *