Comunicação Popular

Estão abertas as inscrições para o Curso de Comunicação Popular do Instituto Universidade Popular – UNIPOP, em Belém, no Pará.  O curso, denominado “Comunicação Popular: Democratizando a Informação”, é um espaço que visa promover e estimular adolescentes e jovens das comunidades educativas da Região Metropolitana de Belém, articuladas ou não ao Programa JPA, a produzir, em diferentes linguagens midiáticas, instrumentos de mobilização social, capazes de articular interações criativas e autônomas, promovendo o exercício do direito à Comunicação e à Informação.

Objetivo Geral

Ampliar e fortalecer a participação de adolescentes e jovens no processo de produção, democratização e socialização de informações produzidas na comunidade, com repercussão em esfera regional e nacional.

Período: De 03/09/2011 à 03/12/2011

Participantes: 36 adolescentes e jovens na faixa etária de 16 à 24, sendo 26 das 13 comunidades educativas em que a UNIPOP desenvolve ações por meio do programa Juventude, Participação e Autonomia

 

Conteúdo: 

Impresso

– Código de Ética e linguagem do Jornal;

– Gêneros jornalísticos (artigo, crônica, reportagem, nota, editorial, colunas, noticia, cartoon, história em quadrinhos, charges etc);

– Funções jornalísticas e suas atribuições (editor, repórter, fotógrafo, pauteiro, redator, etc.)

– Produção da notícia (reunião de pauta, apuração e encaminhamento de matérias).

 

TV Popular e produção de vídeos 

– Produção de roteiro

– Produção de argumento

– Técnicas de vídeo

– Vídeo de bolso: Técnica

 

Internet: mobilizando na rede

– Contexto da Internet 2.0

– Novas ferramentas de mobilização social: Produção de blog e perfis nas redes sociais

– Construção de blogs

– Postar vídeos e imagens na internet

 

Contato:  (091) 3224-9074/3261-4260 / 83990777

Email: jpacomunicacao@unipop.org.br

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *