(português/italiano) Como se inspirar com uma risada

Por Giulia Carlini e Iva Muharremi

Nada é mais contagioso do que uma risada, não é mesmo?! É com este espírito que os participantes começam suas atividades no terceiro dia da COY9, o encontro internacional dos jovens em preparação à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP19). Estamos todos concentrados preparando uma campanha de mobilização, tendo como palco as trilhas do parque que abraça o Forte Nowy Fort, no coração de Varsóvia. Na verdade, estamos simulando uma campanha. Trata-se de uma corrida pela indepednência energética, em contraposição à marcha que acontece no Dia da Independência da Polônia, celebrada justamente no dia da abertura da (COP19), nesta segunda-feira, 11 de novembro.

Nesta simulação, alguns de nós estamos vestidos com uma camiseta verde, símbolo da energia limpa. Corremos velozes e felizes no meio da natureza. Já outros vestem camiseta preta e fazem uma cara feia e raivosa, intoxicados pelos próprios produtos que representam: o carvão, simbolizando fonte de energia que faz aumentar a produção de CO2.

Todos temos também um jaleco com um mesmo número: 350, que representa partes por milhão de toneladas de emissão de CO2 que não deveríamos superar na atmosfera. Representa o limite máximo para evitar catástrofes e fenômenos extremos, de acordo com os cientistas do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).

As jovens espanholas Nuria e Oriana, que trabalham com produção alternativa de vídeo e representam o coletivo enmedio.info, organizaram essa corrida como forma de sensibilização social. Elas explicam que a ideia nasceu da colaboração com o movimento internacional 350.org.

O objetivo é difundir ao maior número de pessoas videos virais que sirvam de inspiração pras pessoas em geral e, sobretudo, para os jovens, seguindo a filosofia do “fazer as coisas se divertindo”.

E essa mesma atmosfera de descontração toma conta da COY9 na parte da tarde. Um toque especial foi dado por um ensaio que fizemos de um flash mob ao ritmo de funk e alguns passos de dança, que será realizado em algum lugar de Varsóvia durante a COP19.

Inspiremo-nos com uma risada e façamos um vídeo para sensibilizar mais pessoas sobre as mudanças climáticas. “Porque se nos divertimos, vai se divertir também quem estará nos vendo!”

Versione Italiano

Ispiriamoci con una risata

 Giulia Carlini e Iva Muharremi

 Nulla è più contagioso di una risata. È con questo spirito che inizia la terza giornata dei partecipanti alla COY9 (la conferenza dei giovani in preparazione alla COP19). Siamo al parco che circonda il Nowy Fort, nel cuore di Varsavia, a preparare una campagna di sensibilizzazione. Si tratta di una corsa per l’indipendenza energetica, in contrapposizione alla marcia per l’“indipendence day” polacco, che si svolgerà lunedì 11 novembre.

Alcuni di noi indossano magliette di un verde sgargiante, simbolo dell’energia pulita, e corrono veloci e felici in mezzo alla natura. Altri, vestiti di nero, sono cupi e scontrosi, intossicati dal loro stesso prodotto: il carbone. Tutti hanno una pettorina con un numero identificativo, sotto al 350: rappresenta le ppm (parti per milione) di emissioni di CO2 che non avremmo dovuto superare nell’atmosfera, la “soglia limite” per l’umanità, a detta degli scienziati dell’IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).

Nuria e Oriana, ragazze spagnole che si occupano della regia del video, appartenenti al collettivo enmedio.info, ci dicono che l’idea è nata dalla loro collaborazione con il movimento internazionale 350.org.

Lo scopo è quello di diffondere video virali che siano d’ispirazione alla gente, seguendo la filosofia del “fare divertendosi”. E così il pomeriggio continua con un flash mob condito da passi di funky e musica. Ispiriamoci con una risata e facciamone un video: “Perché se ci divertiamo noi, si diverte anche chi ci guarda!”.

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *