Como se faz uma horta?

horta

Fazer uma horta é uma ótima maneira de estar em contato com a natureza, além de proporcionar uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos ou conservantes.  Quem planta seus próprios legumes e verduras contribui para o meio ambiente.  A seguir, elencamos um passo a passo para você também se animar em fazer uma horta na sua casa. Que tal começar por uma hortaliça, uma das mais consumidas na hora do almoço: o alface? Confira as dicas que pegamos com a engenheira agrônoma Mirele Vinhas Voltolini:

 

1. Escolha da hortaliça e variedade

Optamos por plantar alface variedade americana sem uso de agrotóxicos, pela simplicidade de cultivo e aceitação de consumo.

2. Seleção e preparo do insumo

Utilizaremos esterco curtido de bovino ou aves, na proporção de 5kg/m2 e 2kg/m2, respectivamente. Misture o adubo com a terra revolvendo-os bem e depois levante os canteiros. Você poderá utilizá-lo ainda durante a condução da planta, caso perceber deficiência nutricional.

3. Planejamento da produção

Para cada 10m2 de canteiro, estima-se colher aproximadamente 16 a 20 pés de alface.

4. Preparo do local e semeadura

Escolha um substrato de sua preferência e coloque cerca de 5 a 6 sementes por cédulas numa bandeja de plástico para produção da muda. Quando elas estiverem com 4 a 6 folhas, você deve levá-las aos canteiros definitivos.

5. Condução e tratos culturais

Manter os canteiros sempre limpos de plantas invasoras e utilizar produtos naturais para controle de pragas e doenças até a colheita. Com atitudes simples, podemos melhorar nossa saúde e ajudar nosso planeta!

 

Bino Silva, de Sud Mennucci (SP) | Imagem: Mirele Vinhas Voltolini/Acervo

 

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *