Como estudar usando as redes sociais

Será que dá pra ser estudante e se manter nas redes sociais? O pessoal da Elune Online escreveu sobre como equilibrar o uso das redes e fazer com que essas plataformas sejam mais um aliado na jornada de estudos

Por Carol Rabbelo


Todo estudante já disse “vou excluir todas minhas redes sociais pra estudar!” e passou a tarde inteira mexendo no celular.

À primeira vista, o Facebook, Instagram, Whatsapp, etc, são vistos como grandes vilões para a aprendizagem dos alunos. Mas alguns estudos mostram que isso depende de como o estudante utiliza esses meios.

Psicólogos da Universidade de Würzburg, na Alemanha, tiveram resultados muito divergentes quanto à utilização das mídias sociais.

Por exemplo, alunos que utilizam as redes sociais para aprofundar seus conhecimentos para a escola, tendem a ter notas melhores que aqueles que não utilizam as redes.

Ou seja, tudo depende de como o estudante utiliza as mídias sociais. O desempenho do aluno depende exclusivamente dele.

Mas, de fato, não podemos deixar as redes sociais representarem algum risco na hora de estudar. Já diziam nossas avós “mantenham os amigos perto, e os inimigos mais perto ainda”. Certo?

Então listamos 5 dicas imperdíveis pra você usar as redes sociais a seu favor e continuar estudando sem ter que desinstalar qualquer aplicativo.

#1 Pare de seguir perfis que são distrativos

Se sua maior distração nas redes sociais são páginas de memes, jogos, lojas, famosos, etc, você precisa dar unfollow nesses perfis.

Geralmente essas contas produzem conteúdo suficiente pra te prender por horas, e quanto mais tempo você ficar navegando nelas, menos tempo você vai ter para estudar.

Além disso, são conteúdos que não contribuem para sua aprendizagem escolar. Então deixa pro seu momento de lazer, combinado?

#2 Siga perfis educacionais

Hoje existem diversos perfis com conteúdos educacionais, como empresas do ramo da educação, e também professores e estudantes que usam suas redes para compartilhar conhecimento. Além disso, eles podem ajudar você a aprender ou memorizar um conteúdo.

Por exemplo, aqui na Elune temos nosso Blog e Instagram onde estamos sempre postando sobre matérias escolares, dicas de estudo e sobre assuntos atuais da sociedade.

Acompanhando esse tipo de perfil você vai estar automaticamente aprendendo muita coisa importante pra escola e pras provas.

#3 Leia jornais

Dedique algum tempo nas redes sociais para abrir jornais de sua preferência e ler matérias.

Mais leitura = mais conhecimento

Como todos os vestibulares cobram conhecimentos gerais e da atualidade, você vai conseguir matar mais questões e usar esses conhecimentos na construção das suas redações, por exemplo, o que vai aumentar sua nota.

#4 Ouça podcasts

Os podcasts tem se tornado um grande aliado para os estudantes, porque eles estão sendo usados cada vez mais para distribuir conhecimento.

Logo, escute podcasts educativos, que falam sobre conteúdos escolares, notícias e assuntos atuais pertinentes a nossa sociedade.

Eles vão aumentar seu repertório de conhecimento e te ajudar a detonar nas provas.

#5 Participe de grupos

Os grupos do Facebook são muito interessantes, porque conectam pessoas que querem aprender com pessoas que podem ensinar. Por isso, procure grupos de assuntos do seu interesse, leia os posts, participe de conversas e tire suas dúvidas.

Hoje, principalmente pela necessidade do ensino online, há mais grupos em outros canais, como o Telegram, por exemplo. Veja se aquele seu canal ou Instagram de educação tem um grupo aberto no Telegram para que você possa participar e acompanhar o que eles ensinam por lá.

Além dessas dicas, você pode criar um cronograma para ter um melhor aproveitamento na sua aprendizagem.

Esse texto foi originalmente publicado no Blog da Elune.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *