Como atividade física te ajuda a estudar?

Para termos sucesso nos estudos, temos que cuidar do nosso corpo e da nossa mente, e isso inclui dormir bem, ter lazer e… praticar atividades físicas! Vamos entender mais sobre essa equação

Por Carol Rabbelo

“Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.”

Você já deve ter ouvido essa “frase motivacional” por aí. Mas o que ela não te conta é que o oposto dela vai te levar ainda mais longe.

Para termos sucesso nos estudos, temos que cuidar do nosso corpo e da nossa mente, e isso inclui dormir bem, praticar atividades físicas e ter momentos de lazer.

Principalmente quando se trata de uma rotina focada no Enem ou em outros vestibulares, os exercícios físicos podem nos ajudar a nos preparar melhor e, portanto, ter um melhor resultado.

Além disso, essa prática ajuda a diminuir o estresse que vem no momento de preparação para as provas.

Por isso, no final desse post preparamos dicas pra você colocar os exercícios físicos na sua rotina e melhorar seus resultados nos exames.

Se você quer se sair bem no Enem e nas outras provas, precisa saber que nosso corpo e nossa mente estão intimamente ligados. Se um vai bem, o outro também vai.

Mens sana in corpore sana

O professor João Paulo Borin do departamento de ciência e esporte (UNICAMP) salienta:

É um grande erro achar que a cabeça está separada do resto do corpo. É um pecado achar que atividades físicas só trazem benefícios do pescoço para baixo.

Por isso, vamos tentar entender como funciona essa parada de fazer ambos funcionarem bem e juntos, pra usarmos os exercícios físicos a nosso favor e melhorar nosso rendimento nos estudos.

Pesquisas já mostraram que candidatos que praticam exercícios regularmente têm uma memória melhor, mais foco e mais resistência.

Isso porque os efeitos dos exercícios vão além de controlar o peso, de fortalecer a musculatura ou evitar doenças. Eles aumentam a capacidade de memorização, eleva a concentração, reduz a ansiedade e o estresse, e também melhora o sono.

Exercícios para a memória

Um estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, mostrou que exercícios aeróbicos, que aceleram nossos batimentos cardíacos e nos fazem suar, são capazes de nos fazer dormir melhor.

Quando a qualidade do nosso sono aumenta, temos a consolidação da memória, porque isso permite a reativação de conexões neurais.

Além disso, a prática regular desses exercícios aumenta o tamanho do nosso hipocampo, que é nossa parte do cérebro responsável pela memória e pela aprendizagem.

Exercícios para estudar

Na Universidade Illinois, nos EUA, uma pesquisa feita por neurocientistas mostrou que um grupo de crianças que praticava atividades físicas tinha uma melhora de 20% no desempenho escolar.

E um estudo Instituto de Medicina dos Estados Unidos confirmou que crianças mais ativas possuem um processamento cognitivo mais rápido, prestam mais atenção naquilo que se dedicam e tem melhores resultados em provas.

Isso acontece porque os exercícios estimulam as sinapses neurais, o que mantém a mente sã, jovem e ativa.

No final das contas, todos fazem muito bem

Outro ponto importante da atividade física é que ela nos traz a sensação de bem-estar e disposição, porque ela libera endorfina, dopamina e serotonina no nosso organismo, que provocam sensação de prazer e felicidade.

E isso tem tudo a ver com a motivação e ânimo que criamos para estudar, o que gera também um aumento de resistência, fazendo com que a gente não se canse facilmente, como explica o doutor Marcelo Lima.

Bem, acho que já deu pra entender que os benefícios da atividade física são incontáveis, né?

Talvez fosse esse o empurrãozinho que você precisava pra decolar seus estudos e aumentar seus resultados. Que tal começar a praticar hoje?

Para isso, trouxemos diquinhas de atividades e esportes que você pode realizar, e dicas de como conciliar os estudos + atividades físicas. Se liga!

Você pode praticar ballet, yoga, ginástica, judô, futsal, basquete, natação, e por aí vai. Já tinha parado pra pensar nesses esportes? Se não, tente experimentar algum deles.

Você pode descobrir um novo hobbie, cuidar da sua saúde, e ter mais sucesso nos estudos, tudo ao mesmo tempo!

Por fim, aqui vão as dicas de como organizar seu tempo incluindo exercícios físicos na rotina:

#1 Vá aos poucos

Se você é sedentário, ou está parado a um tempinho, comece devagar.

O início é sempre mais complicado, mas quando você pegar o jeito e o gosto pelas atividades, você pode ir aumentando a intensidade.

Além disso, para atividades de musculação, por exemplo, você precisa dar um tempo de pelo menos 24h para seu músculo descansar não causar danos ao seu corpo.

#2 Organize seu tempo

Bem, nós já te ensinamos a organizar sua rotina, certo?

Um dos passos pra isso é definir seus horários fixos. E seus exercícios físicos diários vão ser um deles.

Você pode planejar esse horário como preferir: fazer durante mais tempo em menos dias, ou fazer durante mais tempo em menos dias. Tipo assim:

  • Opção 1: 30min durante 5 dias da semana;
  • Opção 2: 1h durante 3 dias na semana.

Veja qual opção se encaixa melhor na sua rotina e coloque em prática.

Apenas fique atento às recomendações da OMS: você precisa fazer 150min (de atividade moderada) por semana, combinado?

#3 Tente praticar bem cedo pela manhã

Independente do horário, a atividade física vai cumprir com a missão de fazer bem pra sua mente e pro seu corpo.

Mas, se você optar por fazer logo cedo, você vai se sentir mais disposto pras próximas atividades e já vai iniciar o dia com a sensação de dever cumprido.

Pegou as dicas? Agora é só separar um tempinho do seu dia pra se exercitar.

Ah, lembre-se de conversar com um profissional, pois ele vai ser a melhor pessoa pra te indicar os exercícios mais adequados pra você e a maneira correta de realiza-los.

Aproveita pra contar pra gente nos comentários quais exercícios você têm praticado e compartilhar esse post com aquele seu amigo que tá precisando dar uma sacodida no esqueleto!

Este texto foi publicado originalmente no Blog da Elune.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *