Clima na escola: vamos aceitar o desafio!

Por Giulia De Paoli, da Viração&Jangada
Traduzido por Juliane Cruz

“Uma tarde dedicada à troca de ideias e experiências, uma ocasião para enfrentar e se divertir, para enriquecer a si mesmo, um lugar que nos fez sentir bem-vindos”, é o que Lorenzo Zottele, um dos participantes do projeto Visto Climatico da Viração&Jangada, disse ao descrever a atividade no colégio Zespół Katolickich Szkół, em Katowice (Polônia)

Lorenzo e outros quinze participantes estão em Katowice como repórteres na Conferência da Juventude sobre as Alterações Climáticas (COY14) e na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP24). Eles escrevem artigos, tiram fotos e produzem vídeos para descrever os eventos. Todo o seu conteúdo é publicado no site da Youth Press Agency, Agência Jovem de Notícias e em suas contas nas redes sociais. Mas em 30 de novembro, esses jovens tiveram a oportunidade de visitar o colégio Zespół e conhecer alguns de seus alunos que estão comprometidos com a promoção de iniciativas ambientalistas para combater os efeitos das mudanças climáticas.

A tarde do dia 30 começou com uma calorosa introdução dada pelos professores Mariusz Kamrowski, Bozena Kurzeja e pelo diretor Andrzej Kita e continuou com uma breve apresentação dos principais projetos que foram realizados na escola ao longo dos anos. São projetos ambientais que despertaram nosso interesse e nossa curiosidade: “plantamos uma floresta após o desastre ambiental que atingiu Katowice em 2005”, “há um mês inventamos um dispositivo para medir a qualidade do ar porque, como você provavelmente sabe, a Polônia é muito poluída”,“ sugerimos como alternativa à produção de carne, o consumo de insetos que, asseguramos, também são saborosos ”.

A tarde passada na escola polonesa não foi apenas o momento de debater o importante tema de como salvar o planeta, mas também de experimentar uma oficina de educomunicação que reuniu política, mudanças climáticas e comunicação. Grupos de jovens italianos e poloneses trabalharam juntos para encontrar algumas perguntas curiosas a serem feitas aos negociadores que estarão presentes na COP24, que acontecerá do 3  a 14 de dezembro. As mais interessantes foram fotografadas por Ilaria Mezzacasa e Federico Peruzzo, impressas e entregues aos jovens como memória do dia.

No esforço para representar e mobilizar um número crescente de jovens, a Youth Press Agency fará o que faz todos os anos na COP24: entrevistar alguns dos negociadores oriundos dos 197 Estados que assinaram os Acordos de Paris. Além disso, neste ano, nossa assessoria de imprensa contará a eles as propostas dos estudantes poloneses – que são exatamente como as nossas, pois todos nós exigimos ações concretas e mudanças significativas para construir uma sociedade mais sustentável e justa.

Nossa experiência no Zespół Katolickich Szkół chegou ao fim entre risos, músicas e um pedaço de bolo de chocolate com café. Nós estávamos (e ainda estamos) cheios de satisfação e felicidade por conhecer novas pessoas apaixonadas e conscientes da complexidade e urgência de lidar com o tema das mudanças climáticas. Apesar da timidez inicial de debater com novos jovens, “quebrar o gelo não foi um grande negócio. Os alunos são muito legais também ”- como diz nosso repórter Ginevra Gottardi.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *