Texto de Shakespeare inspira grupo de teatro juvenil a construir sua própria peça

10560571_771524992889741_3887357493448208838_o

Concluindo um processo de, aproximadamente, um ano e meio, o espetáculo Seis, da Cia Tal&Pá Sênior estreou sua pré-temporada no fim de agosto, no galpão da Escola Maria Augusta de Ávila, situado na Zona Leste de São Paulo.

A Cia. de Teatro Tal&Pá Sênior é uma turma de aperfeiçoamento, criada para que os alunos-atores do Centro Cultural Arenart possam dar continuidade à sua formação. Esses novos talentos dividem, com outros jovens, as experiências vividas e produzem seus próprios espetáculos, que são apresentados gratuitamente à comunidade local.

O Espetáculo Seis foi produzido entre agosto de 2013 e julho de 2014, a partir dos estudos do texto “Julio Cesar”, de William Shakespeare. O trabalho partiu da narrativa individual e coletiva sob o ponto de vista de cada uma das personagens acerca do assassinato do senador romano, sempre contextualizadas com a nossa realidade. O processo aconteceu enquanto ocorriam as manifestações de 2013, quando a população foi às ruas expressar sua indignação levada pelos discursos de lideranças incertas. Bradava-se o amor à pátria, mas que discurso seria esse, afinal?

Sobre o espetáculo

Estamos nos idos de março, 2058 anos após a morte de Júlio César, líder militar e político que desempenhou um papel crítico na transformação da República de Roma no Império que a seguiu. Nossas ruas foram marcadas pela insatisfação do povo, mas também por uma falta latente de lideranças ideológicas. Nesse contexto, a peça de Shakespeare de 1598 sobre o grande general romano parece ainda mais atual, como frequentemente se observa em sua obra. A morte de Cesar pelos senadores romanos levanta questões pertinentes aos nossos dias: até que ponto um discurso pode manipular a opinião pública? Os fins justificam os meios? Qual é o preço que cada um está disposto a pagar pelo bem público?

Nesse suspense policial, o jogo não é descobrir o assassino, mas desvendar os motivos que levaram ao crime.

Com poucos personagens e trama bastante concentrada, a peça de Shakespeare ganha novos contornos e diálogos atualizados, mas permanece fiel à essência da obra. Não há transposição para um tempo real: seus personagens ainda estão na antiga Roma, mas ela é contemporânea, como se Roma e seus personagens vivessem agora os seus dramas.

O espetáculo Seis volta a circular entre outubro e novembro. Para mais informações, fiquem de olho na página da companhia do Facebook:

10622961_901286173222859_2349499780245703140_n

Ficha Técnica –  “Seis”

Direção: Val Oliveira, Victor Cantagesso e Duh Oliveira.

Elenco:

Kamila Oliveira
Larissa Dias
Luana Wolff
Armando Cury
Duh Oliveira
Felipe Franti
Guto Correa
Kaique Lopes
Lucas Ruiz
Lucas Souza
Rodrigo Balbi
Vinícius Bernardo.
Iluminação: Alexandre Naves e Henrique Andrade.
Produção Musical: Soraya de Oliveira e Tomé de Souza

E fica o convite nesse fim de semana dias 27 e 28 de Setembro, o espetáculo dos adolescentes e jovens da Cia Tal&Pá encerra as apresentações da temporada de 2013/2014 com as Vozes de Joana, todos convidados a prestigiar e conhecer o trabalho do grupo que já existe a vinte anos !

banner

 

Lucas Ruiz

Ver +

1 Comment

  • Ansioso pra voltar a apresentar !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *