Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/agenciajovem/public_html/wp/wp-includes/class-wp-post-type.php on line 526
Novos candidatos para anfitrião da COP25 – Agência Jovem de Notícias

Novos candidatos para anfitrião da COP25

Por Adrián Martinez, da La Ruta del Clima, parceira da Agência Jovem de Notícias
Traduzido por Daniele Savietto

Depois de um ano de negociações difíceis na América Latina e no Caribe, o Brasil estava pronto para sediar a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas do Clima (COP25), mas renunciou antes de ser nomeado. Costa Rica, Chile e Guatemala, em seguida, intervieram e se ofereceram como anfitriões, mantendo assim a sede da cúpula em um país latino-americano.

Todo ano, o local da conferência muda de uma região para outra. Isso é essencial, pois permite que ONGs e países enfatizem as agendas climáticas de cada região. Além disso, essa rotação possibilita que a sociedade civil de cada continente participe e se aproxime do processo.

Com a candidatura da Costa Rica, Chile e Guatemala, inicia-se o processo de negociação dentro do grupo de países da América Latina e Caribe (GRULAC), para definir qual país tem o apoio e as condições para realizar essa tarefa.

A Cúpula sobre Mudança Climática reúne uma média de 25 mil pessoas durante as duas semanas de negociações. Ao mesmo tempo, é também um processo diplomático que dura um ano inteiro. Neste cenário, o país organizador assume a liderança perante o mundo para levar adiante a agenda climática.

No momento, a Guatemala recebeu o apoio de Honduras. Este processo de seleção é difícil; não podemos esquecer que o Brasil enfrentou forte oposição da Venezuela quando solicitou a candidatura.

 

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *