Canal Futura abre seleção para projetos de documentário – 2º DOC Futura

De 30 de maio a 15 de julho, o Canal Futura recebe inscrições para o 2º DOC Futura, pitching que vai selecionar um projeto de documentário de 52 minutos para coprodução e exibição. Não há delimitação temática e narrativa, mas o canal busca, sobretudo, projetos que tratem de assuntos relacionados aos direitos humanos. O projeto vencedor receberá o valor máximo de R$110 mil, verba que deve incluir todas as etapas de formatação, conteúdo, pesquisa, direitos autorais, produção, realização e finalização. O público-alvo é livre.

“Os projetos que têm maiores chances de vencer são aqueles que tratam de temas provocadores, instigantes, que possam levar nosso público a refletir a partir de uma abordagem igualmente inusitada. Também daremos preferência a temas ligados aos direitos humanos que sejam de grande valia para a nossa sociedade e ainda pouco abordados na mídia”, explica a gerente de Conteúdo do Canal Futura, Débora Garcia.

Baixe o edital com o regulamento e a ficha de cadastro no site do Canal.

A relação completa dos projetos selecionados para apresentação à banca examinadora será divulgada no dia 29 de julho. O pitching acontece no dia 12 de agosto, com divulgação do vencedor no dia 15 de agosto.

Esta é a segunda vez que o Canal Futura promove um pitching exclusivamente para documentários. O 1º DOC Futura, que tinha a temática da pobreza, selecionou o projeto Leva, da jovem produtora paulista Preta Portê Filmes. A produção, que foi ao ar no último mês de maio, abordou a questão do déficit de moradia no Brasil ao mostrar o dia a dia de um prédio habitado por integrantes de movimentos de ocupação urbana da cidade de São Paulo.

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *