Bicicloteca leva livros, cultura e inclusão social pelas ruas de São Paulo

Bicicloteca é um grande movimento que já existe em diversas comunidades brasileiras, que em vez de carros, ônibus e outro veículos, utilizam a bicicleta para promover o acesso à leitura e levar livros à população. E não pense que a ideia é só por causa do meio ambiente, mas também porque qualquer pessoa possa utilizá-la como meio de transporte e para transportar livros, basta saber pedalar, claro!

Por: Liliane Freitas

Nessa segunda-feira, dia 25 de julho, Dia do Escritor, o IMV – Instituto Mobilidade Verde doou a 1ª Bicicloteca da São Paulo. Os contemplados com a biblioteca itinerante foram os moradores de rua da cidade, organizados no Movimento Estadual da População em Situação de Rua. A Bicicloteca tem capacidade de carregar 150 kg de livros, facilita o trânsito na cidade e o acesso de pessoas, além de promover inclusão social através da cultura.

O objetivo desse projeto é formar leitores e que esses novos leitores doem seus livros para outras pessoas. “Os livros serão carimbados para “lembrar” ao leitor de doá-los novamente, criando assim um ciclo de leitura permanente”, explica Lincoln Paiva, diretor do Instituto Mobilidade Verde e um dos idealizadores da Bicicloteca em São Paulo.

Quem quiser doar um livro para a Bicicloteca paulistana pode entrar em contato com o IMV pelo e-mail: contato@mobilidadeverde.org

Até o final do ano, a Organização pretende doar outras biciclotecas para ONGs que trabalham com inclusão social na cidade de São Paulo.

Evelyn Araripe
Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *