Bibliotecas de São Paulo lançam aplicativo gratuito para leitura

A Biblioteca Digital está disponível para smartphones android e ios; obras são emprestadas por 15 dias e é possível fazer reservas

Começar o ano novo com mais leituras é o objetivo de muita gente. Quem fez esse compromisso para 2021 agora tem mais uma opção de acesso a livros digitais de forma gratuita: as Bibliotecas de São Paulo lançaram, no final do ano passado, um aplicativo que reúne acervo digital para empréstimos.

A Biblioteca Digital é uma plataforma que reúne centenas de títulos em formato digital para você poder usufruir quando e onde quiser.

É possível emprestar até dois títulos por vez por quinze dias, compartilhar suas leituras nas redes sociais, reservar títulos, selecionar uma lista de leituras e sugerir novas aquisições acessando a Biblioteca Digital pelo site ou pelo aplicativo, disponível na Google Play e na Apple Store.

Para utilizar o acervo digital gratuitamente, basta tornar-se sócio da Biblioteca de São Paulo e acessar o serviço usando o número de matrícula e senha.

Quem ainda não é associado precisa visitar a biblioteca presencialmente para fazer a carteirinha, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Quem já tem cadastro e esqueceu a senha, pode solicitar uma nova. Para outros problemas de login, as pessoas interessadas devem entrar em contato por e-mail: bibliotecadigital@spleituras.org.

O acervo digital tem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiências.

O recurso “Controle de Voz” pode ser ativado após o usuário “baixar” o e-book. Ele encontra-se no “Menu” no lado direito da tela. Basta clicar em “Controle de Voz”’, voltar na página do e-book aberto e clicar no botão play, que está do lado direito superior da tela.

Para mudar a fonte do conteúdo do e-book é necessário abrir o livro e clicar no “Menu” do lado direito da tela, selecionar a aba “Opções de Leitura” > “Fonte” > “Opção para Dislexia”. Importante acrescentar que os títulos “baixados” no programa Adobe Digital Editions não oferecem essa opção.

Imagem mostra pessoa segurando um celular ao centro com uma foto de estante de livros. Ao fundo, uma mesa de madeira e um livro aberto sobre ela.

Para devolver os títulos emprestados antes do prazo final do empréstimo (15 dias), basta clicar no botão “Devolver” que encontra-se na área de empréstimos do usuário. Para os e-books lidos em Adobe Digital Editions, entre no próprio programa, clique com o botão direito do mouse em cima do título e selecione a opção “Devolver”.

O tempo de reserva de um e-book na plataforma é de 48 horas. Quando o título reservado estiver disponível para empréstimo, você receberá uma notificação na área do usuário, informando sobre o procedimento de reserva.

Como acessar o acervo digital?

  • Pelo site:
  • 1. Acesse spleituras.odilo.us
  • 2. Clique em IDENTIFICAR-SE no canto direito da tela
  • 3. No campo identificador, informe o número de matrícula e logo depois a senha
  • 4. Escolha o livro de sua preferência, clique em Emprestar e depois em Ler
  • 5. Uma nova tela será aberta em seu navegador.
  • Pelo aplicativo:
  • 1. Baixe o aplicativo BSP Digital na Google Play ou na Apple Store
  • 2. Informe a sua matrícula no campo Nome do usuário e insira sua senha. Leia e aceite os termos e condições do serviço
  • 3. Navegue pela biblioteca digital
  • 4. Escolha o livro de sua preferência e clique em Emprestar
  • 5. Selecione o livro e o conteúdo será aberto em uma tela para leitura

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *