Atuação das redes comunitárias na prevenção das DTS é tema de conferência

Educadora social Kakau Moraes apresentou trabalho que realiza na comunidade do Rio das Pedras

Com uma performance inusitada, em que exibiu os seios cobertos por camisinhas femininas, a educadora social Kakau Moraes finalizou sua participação na mesa “A atuação das redes comunitárias na prevenção e organização do cuidado”, nesta sexta-feira (31), último dia do IX Congresso de Prevenção das DST/aids, em São Paulo.

Kakau Moraes apresentou algumas das ações educativas de prevenção que realiza na comunidade Rio das Pedras, no Rio de Janeiro (RJ), onde mora. “Não tem quem não queira ‘receber’ saúde, mas a forma como isso acontece é que deve ser repensada”, afirma. Na comunidade, Kakau faz inúmeros trabalhos de incentivo ao uso da camisinha, contando sempre com seu bom humor.

No trabalho corpo a corpo, a educadora social se vale de tudo: compor letras de funk, montar uma tenda ambulante, fazer abordagem de moradores que passam pelas ruas e até circular em uma bicicleta decorada com motivos que incentivam a prevenção. “O que faço é mostrar às pessoas que é possível informar sobre saúde de forma lúdica, alegre e musical”, conta.

Em sua palestra, a representante da ONG Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), no Rio, Kátia Edmundo, reforçou a necessidade de inserir a população no processo inicial das ações de saúde porque são essas pessoas quem irão definir como querem receber as informações.

“Ter a participação popular em iniciativas de prevenção às DST/aids é fundamental, principalmente em comunidades periféricas, quilombolas e ribeirinhas. Precisamos incentivar a produção cultural local, pois são esses trabalhos que conseguem conversar com os moradores”, defendeu.

Revista Resposta +
Para conhecer mais sobre a história de Kakau Moraes, baixe aqui o PDF da revista Resposta+, publicação do Ministério da Saúde que traz histórias e debates sobre os desafios e as conquistas para o controle da epidemia da aids.

Por Rafael Stemberg, da Agência Jovem de Notícias

Ver +

2 Comentários

  • Que saudades…

  • Isso gente é atitude e compromisso. Parabéns a matéria ficou show!! Melhor que meus seios defora!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *