Vaccine vial mockup with a needle syringe background

As vacinas são realmente seguras e eficazes?

A convite do U-Report Brasil e do UNICEF, Vittinho do SUS responde a perguntas feitas por adolescentes e jovens de todo o país.

_

Desde que a pandemia de Covid-19 foi anunciada, em março de 2020, fornecer informações para a proteção das vidas contra a doença tornou-se fundamental. O projeto U-Report Brasil desenvolveu uma série de ações para entender as realidades e demandas de adolescentes e jovens neste contexto; por meio de enquetes ao longo do ano de 2020 e do início de 2021, além de promover conteúdos informativos sobre os mais diversos assuntos que atravessam a situação pandêmica.  

Na última semana, o projeto lançou um vídeo para responder as principais perguntas sobre as vacinas contra a Covid-19. O material visa sensibilizar adolescentes e jovens para a importância da vacinação, aumentar a confiança na ciência e incentivar o combate a notícias falsas. 

Combate à desinformação sobre as vacinas

Imagem criada por rawpixel.com – br.freepik.com

Em um questionário realizado no mês de fevereiro pelo projeto, 79% das pessoas que participaram afirmam que irão se vacinar contra a Covid-19 quando as vacinas estiverem disponíveis para si. Entre os indecisos (14%) e quem afirma que não pretende se imunizar (7%), 34% acreditam que as vacinas não são seguras, 30% dizem não saber o suficiente sobre elas e 10% ouviram boatos negativos sobre as mesmas. A consulta teve a participação de 1.392 pessoas de todas as faixas etárias, com destaque para jovens de 15 a 24 anos (88% do total).

Com base nessa enquete, foi desenvolvida uma central de informações que está disponível no Whatsapp e no Messenger. Além de informar, a central coletou dúvidas e boatos sobre as vacinas. As principais questões que apareceram foram selecionadas e, com o apoio de especialistas em saúde do UNICEF, o estudante de Medicina e criador de conteúdo digital Vittor Guidoni, também conhecido como Vittinho do SUS, respondeu às questões em um vídeo.

Assista ao vídeo na íntegra:

SOBRE O PROJETO

O U-Report é um programa global do UNICEF, implementado pela Viração Educomunicação no Brasil, que tem como objetivo mobilizar e envolver adolescentes e jovens em discussões sobre temas ligados a seus direitos através de uma plataforma digital. O projeto atua por meio de um robô programado para interagir através do Whatsapp e do Messenger (Facebook). 

Através da plataforma, são distribuídos conteúdos educativos por meio de centrais de informação. Além disso, o projeto promove enquetes para coletar dados que ajudam a entender as diferentes realidades e a conhecer as percepções de adolescentes e jovens sobre questões que afetam as suas vidas.

Saiba mais: https://linktr.ee/ureportbr

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *