ArquePerifa na São Paulo Tech Week

Conheça as atividades do evento nas quais o coletivo formado por jovens da região sul da capital participam na edição de 2020 do maior festival de inovação do país

Por Coletivo ArquePerifa

A São Paulo Tech Week, conhecida por SPTW, é o maior festival de inovação do Brasil e tem como objetivo posicionar São Paulo como o maior hub de inovação e geração de negócios da América Latina.

Realizado desde 2015 pela Prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Negócios, o festival sem fins lucrativos é composto por iniciativas e eventos que atraem e conectam milhares de talentos, empreendedores e investidores, promovendo o desenvolvimento da população por meio de educação, acesso à informação, somado a de oportunidades de negócios na cidade para empresários e investidores internacionais. Este ano, em virtude da pandemia de coronavírus, o festival acontece de forma virtual.

O ArquePerifa na SPTW 2020

Imagem mostra faixa preta com fotos de seis jovens. Texto ArquePerifa na SPTW. Shows. Workshop. Debate. Dia 13/12, às 18 horas. Dia 17/12, às 14 horas. Dia 17/12, às 19 horas. Logos ArquePerifa e Salão da Educação 4.0 Brasil 2021.

Festival Labi² Play 

A live de arrecadação contou com a presença de artistas do ‘selo Grajaú Play’ como Riqueza, Ravih e Grito Lírico. O objetivo do encontro é usar a arte para alcançar mais ouvidos e dialogar com prováveis colaboradores, intercalando as canções com explicações sobre o projeto e como as pessoas podem contribuir. Foi realizada em parceria com o Grajaú Play e o Espaço Kamohelo.

O coletivo ArquePerifa, em parceria com o Salão da Educação, apresenta suas propostas de intervenção dentro da TeckWeek São Paulo. 

Nós, como coletivo de Educomunicação, que tem por missão o engajamento da Juventude Periférica, viemos construindo métodos de re-existência dentro do nosso território Parelheiros e Marsilac.

Correspondendo a região com menor IDH da cidade, sendo ao mesmo tempo ¼ da mesma, nos comprometemos todos os dias em mudar a realidade a nossa volta. Uma das ferramentas para tanto é a tecnologia, seja a nossa – que se desenvolve a partir daquilo que temos, mesmo em situações precárias, como a que pode vir a agregar e que não é disponibilizada normalmente. 

Tendo isso em vista, pensamos em duas intervenções para este evento tão importante para São Paulo:

1. DEBATE PAPO “O impacto social da tecnologia na quebrada” 

Um debate entre o ArquePerifa, Espaço Kamohelo, Desenrola e não me Enrola e PerifaCode (Todos pré-confirmados para este encontro)

A tecnologia sempre existiu na quebrada, desde os saberes indígenas e quilombolas até as “gambiologias” do cotidiano periférico, por mais que não tenham devido reconhecimento e estejam numa posição desigual, em relação aos recursos das centralidades. Isso porque quando falamos de Tecnologia High Tech a discrepância de acesso digital é enorme.

Em contrapartida, iniciativas periféricas driblam este contexto e democratizam e fazem valer o protagonismo marginal na tecnologia.

2. WORKSHOP “Produção de Conteúdo e Mídias”

O workshop “Produção de Conteúdo e Mídias” visa introduzir técnicas básicas para gerar material midiático online (flyer, video, podcast, textos informativos) ou offline (fanzine, lambe etc) e, a partir disso, apresentar a gama de possibilidades profissionais que surgem dessa produção, seguindo desde as estratégias de gerenciamento de redes sociais (facebook, instagram, twitter, youtube) até plataformas mais institucionais de gerenciamento de conteúdo (wordpress) que pode ser aplicado para projetos, iniciativas sociais, empresas, entre outros.

Acompanhe tudo sobre o evento: https://saopaulotechweek.com/

Assista as transmissões: https://www.youtube.com/c/PauloTechWeek

Acompanhe tudo sobre o ArquePerifa: https://www.facebook.com/ArquePerifa/

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *