Agenda Jovem Fiocruz organiza programação comemorativa ao mês da juventude

Na Fiocruz, desde 2016, a Agenda Jovem organiza alguma atividade como parte dessa mobilização nacional e internacional.

Reprodução: Portal Fiocruz
Edição: Redação AJN

No dia 25 de agosto, a partir das 9h30, a Agenda Jovem promove o lançamento da Revista Ciência & Saúde Coletiva: Condição Juvenil na América Latina – Demandas e enfrentamentos às iniquidades em saúde. 

Com artigos de diferentes áreas do conhecimento do campo da saúde, a publicação teve como editores convidados o GT pesquisa da Agenda Jovem – no qual participam pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Departamento Latino Americano de Violência e Saúde (CLAVES/ENSP) e Instituto Oswaldo Cruz (IOC). 

Divulgação/Portal Fiocruz

No lançamento, estarão presentes a Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; Cecilia Minayo, editora da Revista Ciência & Saúde Coletiva, e os debatedores: José Roberto Luna, psicólogo, do escritório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ NY) e Pablo Vommaro, sociólogo, do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO). 

Jovens Investigadores: um olhar geracional sobre a saúde

A noite, com início às 19h, acontecerá o lançamento de outra publicação. Desta vez, contendo os resultados das pesquisas realizadas por 10 jovens entre 18 e 29 anos, com inserção em universidades e atuação em organizações, grupos e coletivos de favelas e periferias cariocas.  Trata-se do Projeto Jovens Investigadores em Juventude e Saúde, apoiado pelo Edital INOVA da Fiocruz.

A partir do amplo leque de temas propostos pelos jovens; em sintonia com suas trajetórias, reflexões e práticas, os participantes contaram com a mentoria de pesquisadores das Unidades Técnico Científicas da Fiocruz no desenvolvimento de seus trabalhos. 

Divulgação/Portal Fiocruz

A Revista Jovens Investigadores é uma parceria com a Viração Educomunicação, organização da sociedade civil que atua com comunicação, educação e mobilização social entre adolescentes, jovens e educadores.

Participarão do evento:

Beatriz Lomba
Graduanda em Gestão Pública pela UFRJ e militante do Levante Popular da Juventude.

Bruno Lopes
Assistente Social, Coordenador do Instituto de Formação Humana e Educação Popular (IFHEP) e profissional de Saúde Mental.

Douglas Colarés
Jornalista, pesquisador e escritor.

Ellen Neves
Pesquisadora da Agenda Jovem na Fiocruz e graduanda em Psicologia na UFRJ.

Fabiana Pinto
Bacharel em Saúde Coletiva (UFRJ), pesquisadora do Instituto Marielle Franco e articuladora do Movimento Mulheres Negras Decidem.

Isabel Barbosa
Assistente social e mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ.

Leandro Rodrigues
Mestrando em Educação pela UFRRJ-PPGEDUC.

Manuella Albuquerque
Graduanda em Serviço Social pela UFRJ.

Matheus Oliveira
Mestrando em Serviço Social pelo PPGSSDR/UFF.

Reinaldo Lopes
Mestrando em Epidemiologia em Saúde Pública/Fiocruz e ex-ACS. Geógrafo na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz.

Acesse o canal da Agenda Jovem Fiocruz no Youtube e acompanhe a programação completa.

Transmissão ao vivo – Condição Juvenil na América Latina
Demandas e enfrentamentos às iniquidades em saúde

Transmissão ao vivo – Jovens Investigadores em Juventude e Saúde

Haverá intérprete de libras em todos os momentos da programação.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *