Foto: Agenzia di Stampa Giovanile

Agência Jovem na Conferência Juvenil sobre o Clima

No último sábado, jovens comunicadores da Agência Jovem na Itália participaram de uma conferência regional sobre o clima na Itália. Confira como foi

Por Margherita Nardon / Agenzia di Stampa Giovanile

No último sábado, 8 de maio, dentro da programação da 69ª edição do Festival de Cinema de Trento, realizou-se a “Conferência Juvenil sobre o Clima – Trentino Alto Adige”. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Fórum Provincial de Mudanças Climáticas que contou com a participação de 40 jovens entre 15 e 29 anos.

O objetivo do dia foi redigir a carta de recomendações políticas sobre a emergência climática tendo em vista o evento internacional “Youth4Climate2021: Driving Ambition”, a ser realizado em Milão em setembro de 2021, e que precederá a Conferência do Clima da ONU em Glasgow.

“Estamos presentes”, grita Paulo Lima, presidente da associação Viração & Jangada, que há anos acompanha os jovens em conferências sobre o clima em todo o mundo, no Festival de Cinema de Trento, em companhia de vários atores do Trentino, organizado neste dia. Também participaram da atividade representantes da Província Autônoma de Trento, do Gabinete de Política Juvenil do Município de Trento e da Agência Provincial de Proteção Ambiental, entre outros órgãos e organizações.

Foto: Agenzia di Stampa Giovanile

Como comunicar a emergência climática? O que as escolas, a política, a mídia, o mundo com e sem fins lucrativos estão fazendo ou poderiam fazer para comunicar as mudanças climáticas?

Estas foram as questões que nortearam as várias oficinas ao longo do dia, desde o trabalho em pequenos grupos à apresentação de ideias em plenário. A escuta, o diálogo, a transparência e uma abordagem “de baixo para cima” são os principais valores que faltam na atual gestão da emergência climática. É necessário um maior envolvimento da população, uma educação voltada para a responsabilidade ambiental e uma economia circular.

Petra, uma das meninas presentes na conferência, conta que decidiu participar ativamente porque sente que tem a oportunidade de fazer algo concreto: “Esta é uma oportunidade de ser ouvido e de fazer com que os seus pedidos cheguem a níveis mais elevados”, afirma. “É bom estar em contato com pessoas que pensam como nós, juntos somos mais fortes e nos sentimos mais no direito de apresentar os nossos pedidos”.

A emoção que nasceu deste dia é um misto de otimismo e confiança nos jovens: 

Vemos meninos e meninas ativamente engajados e extremamente informados, unidos pelo desejo de ser ouvidos e de ter um lugar de destaque nas escolhas sobre seu futuro!

Confira algumas fotos do evento:

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *