♫ Para ouvir: Adolescentes e jovens falam da rotina de São Mateus (ES) por meio de podcast

Ferramenta foi utilizada durante oficina de educomunicação, realizada em setembro, com participantes do Projeto Araçá

Jéssica Delcarro e Rafael Stemberg, de São Mateus (ES)

Cerca de 30 educandos do Centro Cultural Araçá receberam, na primeira quinzena de setembro, uma oficina de educomunicação com foco em produção de texto e podcast (áudio). O encontro foi realizado em parceria com a ONG Viração Educomunicação, que facilitou as atividades.

Durante quatro dias, os participantes foram divididos em duas turmas e acompanharam formações relacionadas ao direito humano à comunicação, linguagens dos produtos jornalísticos e cobertura para produção de texto e áudio. Os adolescentes e jovens, que possuem entre 14 e 19 anos, integram o Núcleo de Produção Araçá, espaço da ONG dedicado a produção de conteúdos em vídeo. Por conta disso, eles já possuíam noções de edição em audiovisual.

Além das atividades feitas no espaço do Araçá, os jovens tiveram a oportunidade de sair a campo para fazer entrevistas com os moradores e puderam conhecer um pouco mais a cidade onde moram.

Entre as reportagens produzidas, foram abordados temas relacionados a questões cotidianas do município, como a fragilidade de uma ponte de madeira que passa sobre um córrego e é utilizada por muitos moradores da região e o aniversário de 468 anos de São Mateus, completados em setembro.

Clique abaixo e confira as produções dessa galera!

Ouça mais áudios, clicando aqui

 

Saiba mais

Centro Cultural Araçá: www.projetoaraca.org.br

 

Ver +

1 Comentário

  • Oi pessoal, fiquei pensando que aqui em São Paulo a gente tem o bairro de São Mateus também…. Acho que dá pra fazer uns links importantes entre os dois lugares!
    Quero aproveitar pra dizer que o Rodrigo Campos que é um músico incrível tem um CD que se chama “São Mateus não é um lugar tão longe assim” vale a pena ouvir, ele transformou em música a história do lugar e sua gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *