Adolescentes e jovens de Belém participam do Projeto Mais Educomunicação

Mais Educom_PA

Diego Teófilo, de Belém (PA) | Imagens: Mário Ernesto

Com o objetivo de fortalecer as ações da juventude no âmbito da democratização da comunicação, 25 adolescentes e jovens se reúnem, desde o mês de agosto, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Florestan Fernandes, localizada no bairro Parque Verde, em Belém.

Os encontros ocorrem semanalmente por meio do projeto Mais Educomunicação, que promove ações em escolas públicas, de diferentes cidades e estados, no sentido de fomentar o empoderamento, a autonomia e o senso de coletividade desses jovens, contribuindo, assim, para o monitoramento e a incidência de políticas públicas na área da educomunicação.

Partindo para o quinto encontro, as atividades do projeto consistem em momentos teóricos – com oficinas temáticas sobre comunicação, direitos humanos, educomunicação, participação, entre outros temas – e momentos práticos – com a produção de materiais como fanzine, jornal mural, fotonovela, jornal escolar e outras linguagens –, além da participação em atos de incidência política, que visam lutar por direitos.

Oficina DH a Comunicação

Tecendo grandes expectativas com o encontro que a possibilita interagir com outros adolescentes e debater a comunicação enquanto direito fundamental, Jéssica Vale, de 16 anos, espera conquistar e compartilhar conhecimentos a partir dos encontros. “Minha expectativa com o projeto é melhorar a comunicação com a escola aprender novas coisas, ter novas experiências e melhorar a convivência com outras pessoas”, destaca.

Em Belém, o projeto é articulado pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (Renajoc) e pelo Instituto Universidade Popular (Unipop), em parceria com a escola pública e com a ONG Viração Educomunicação, e ainda conta com o apoio do Instituto C&A.

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *